As vantagens do home care

Apesar de recente no Brasil, a procura tem crescido por conta do atendimento personalizado e do maior conforto oferecido ao paciente

É comum ouvir dizer que não existe lugar melhor do que a nossa casa ou nada melhor do que estar nela. Isso se comprova com o crescimento da procura pelo home care, termo de origem inglesa que significa “cuidados no lar”. O home care compreende-se como uma modalidade contínua de serviços na área de saúde, cujas atividades são dedicadas aos pacientes/clientes e a seus familiares em casa.

O home care tem como propósito promover, manter e restaurar a saúde, maximizando o nível de independência do paciente, enquanto minimiza os efeitos debilitantes das patologias e condições em que a pessoa se encontra.

Somado a isso, o serviço de home care aumenta a confiança dos pacientes em uma vida melhor, aproximando esses de seus familiares, além de melhorar a sobrevida e realizar um trabalho que tem tanto a parte técnica do profissional quanto a humanização, com atendimento personalizado.

 

Vantagens

Além do atendimento personalizado, o home care proporciona o estabelecimento do paciente em seu ambiente familiar, junto a suas coisas e pessoas que o amam, facilitando o processo de recuperação ou até mesmo prolongando a longevidade.

A melhora mais rápida, assim como o prolongamento da vida são consequências de um estado mental superior, onde o paciente se sente protegido e amado no ambiente do seu lar. Outro ponto positivo é que, psicologicamente, os pacientes passam a encarar o fato de estarem em suas residências como um forte sinal de melhora de quadro.

O paciente, quando está no hospital, se sente doente, pois o hospital é um lugar para pessoas doentes, enquanto ao serem transferidos para os seus lares, podem interpretar a situação como se já não estivessem tão doentes já que ir para casa após uma hospitalização é sinônimo de estar recebendo alta do ambiente hospitalar.

 

Treinamento especializado

Em Itu, a Saúde Vital Treinamento e Home Care treina e oferece desde 2015 profissionais especializados. O professor especializado em enfermagem Dr. Fábio Bortoletto conta que a ideia apareceu ao presenciar a dificuldade dos alunos mesmo depois de formados. “A ideia surgiu,  em primeiro momento, apenas em realizar treinamentos para estudantes da área de saúde e palestras  de saúde e bem-estar nas empresas”. Após repercussão positiva dos treinamentos, principalmente com o curso de cuidador de idosos,  muitas famílias passaram a solicitar cuidadores. A partir daí, a Saúde Vital passou a ser Saúde Vital Treinamento e Home Care.

“O curso começou repercutir e necessitava de um espaço melhor para ministrar os cursos”, relata Bortoletto. “Foi encaminhado o projeto de curso para a ETEC de Itu, por intermédio do professor Ricardo Toledo, que tenho uma grande consideração, e foi aprovado pela atual diretora Juliana Tonon. Chegou um momento que teria que tomar a decisão de ter a minha própria estrutura e deu certo, pois a demanda de alunos a cada dia estava aumentando e, graças a Deus, temos hoje nossa própria estrutura com todo suporte necessário de aprendizado”, relata.

A equipe que realiza o home care é composta, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, auxiliares/técnicos de enfermagem e cuidadores, proporcionando atendimento domiciliar 24 horas, acompanhamento hospitalar, curativos e medicações. A Saúde Vital ainda conta com a representante de vendas Mara Bortoletto na equipe.

Os cursos oferecidos pela Saúde Vital são de cuidador de idosos, socorrista (aph) com desfribilador externo automático, injetáveis, tratamento de feridas e curativos e primeiros socorros. “São aplicadas a teoria com especialistas no assunto e prática realística acompanhada com instrutores”, explica Dr. Fábio Bortoletto. Dependendo do curso, a duração é de 60 horas.

O diferencial da empresa, de acordo com Fábio, é a importância da vida. “Cuidamos de vidas e formação de pessoas, inserimos no mercado de trabalho e direcionamos o melhor cuidador para sua família, pois preparamos esses profissionais para cuidar de vidas”, ressalta.