ASLe realiza Semana Cultural on-line em abril

Doutora em Psicologia Anita Liberalesso Neri será uma das conferencistas (Foto: Divulgação)

A Academia Saltense de Letras (ASLe) realizará, de 7 a 9 de abril, a 4ª edição da Semana Cultural Ettore Liberalesso. Neste ano, para adaptar-se à necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a opção foi pela redução da programação para três noites e a realização dos encontros, ao vivo, com acesso gratuito pela internet. Aos interessados, é necessário, no entanto, realizar sua inscrição no site www.asle.net.br.

Com o tema “Conexões Literárias”, o evento tem o objetivo de contemplar o diálogo da Literatura com outras áreas do conhecimento e oferecer ao público um conteúdo de alto nível. Entre os palestrantes estão: a psicóloga, pedagoga e pesquisadora Anita Liberalesso Neri; o pesquisador, professor e escritor Cesar Nunes; e o roteirista de cinema Celso Duvecchi.

A programação inclui, ainda, a denominada Sala de Espera, com apresentações artísticas, e, ao final de cada noite, sorteio de livros entre os participantes.“Apesar das grandes dificuldades que todos nós tivemos por conta da pandemia, um grupo de acadêmicos abraçou o desafio de organizar a Semana Ettore, de modo que a ASLe pudesse realizar o evento pela internet, sem perder qualidade”, afirma o presidente da Academia, João Carlos Milioni. Em todas as noites, haverá sorteio de livros entre os participantes.      

Criada em 2017 para homenagear o escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso, a Semana Cultural deste ano conta com a colaboração da Prefeitura de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura, e das empresas Bicalho&Bicalho Sociedade de Advogados, Braba Assessoria e Marketing Digital e Mirarte Editora.

Confira a programação completa:

07/04 às 19h, pela plataforma Google Meet. 

  • Sala de espera: apresentação ao vivo do Tenor Cleber Volpato.
  • Abertura oficial do evento pelo presidente João Carlos Milioni.
  • Conferência da psicóloga, professora e pesquisadora Anita Liberalesso Neri sobre o tema “Memória, velhice e cultura”.

Sinopse: Sem a memória, nem os indivíduos nem as sociedades saberiam dizer de onde vieram, para onde vão e porque vão. Ao ensejar oportunidades de lembrar para desfrutar, regozijar-se, valorizar, ensinar, perdoar e esquecer, a velhice e a História cumprem os nobres papéis a que se destinam na história individual e na história social. A conferência versará sobre as funções da memória autobiográfica e da memória social para a construção da identidade e da cultura.

Currículo da conferencista: Anita Liberalesso Neri nasceu em Salto. Lecionou no Instituto de Psicologia da PUC de Campinas, antes de ser contratada pela Unicamp, onde fez carreira acadêmica. É formada em Pedagogia e em Psicologia. Tem título de Mestre e de Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e de Professora Livre Docente pela Unicamp. É professora Titular na Unicamp, onde leciona e pesquisa no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, bem como no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas. Ao longo da carreira, orientou 118 dissertações e teses, e publicou 161 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 132 capítulos de livros e 25 livros.

08/04 às 19h, pela plataforma Google Meet. 

  • Sala de espera: apresentação do documentário “Projeto Minha Rua é Assim”, de Cynara Lenzi Veronezi.
  • Conferência do pesquisador, professor e escritor Cesar Nunes sobre o tema “Literatura e Educação: fios e desafios das narrativas escritas e das práticas de aprender e ensinar”.

Sinopse: Articulações entre Cultura e Educação, bem como entre Literatura e práticas educativas. Debate sobre a construção de narrativas literárias e a organização de procedimentos educativos. Avaliação da cultura digital, da educação híbrida e dos horizontes possíveis na atualidade.

Currículo do conferencista: Cesar Nunes é professor titular de Filosofia, Educação e Direitos Humanos na Unicamp. Doutor em Filosofia e Educação e Livre Docente em Ética, é líder do Grupo de Estudos Paideia e um dos coordenadores da Pós-graduação em Educação da Unicamp. Autor de mais de 50 artigos e 36 livros sobre Educação, Formação de Professores, Políticas Educacionais, Ética e Direitos Humanos. É diretor do Instituto Nacional de Promoção e Pesquisas em Direitos Humanos no Brasil e Professor Visitante Colaborador no Programa de Especialização em Direitos Humanos do Ius Gentium Conimbrigae, da Universidade de Coimbra, em Portugal.

09/04 às 19h, pela plataforma Google Meet. 

  • Sala de espera: curta-metragem “Coisas frágeis”, de Gustavo Fattori e Tatiana Otaka, com roteiro de Celso Duvecchi.
  • Conferência do roteirista, analista de projetos e scriptdoctor Celso Duvecchi sobre o tema “Roteiro: a Literatura no Cinema”.

Sinopse: O que é melhor: o livro ou o filme? Partindo da teoria dos gêneros literários de Anatol Rosenfeld, serão discutidas as diferenças entre o lírico, o épico e o dramático, para melhor embasamento na comparação de um livro a um filme. Aprofundamento nos mecanismos do gênero dramático, base para peças teatrais e roteiros. A última parte será dedicada à estrutura de um roteiro e a seu suposto caráter literário.

Currículo do conferencista: Celso Duvecchi sempre gostou de escrever e de ver filmes. Seu primeiro texto publicado foi no Manual de Redação da Unicamp, em 2004, escolhido como uma das 30 melhores redações daquele vestibular. Formou-se em Audiovisual pela USP. Escreveu o Especial de Natal “Amor ao Quadrado” para a Rede Globo em 2017. É roteirista da série “Terrores Urbanos”, da Record, e participou do desenvolvimento da série “Pico da Neblina”, para a HBO, em 2019. Fez parte da décima turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council. Fez parte da coletânea “Violetas, Rinocerontes e Unicórnios”, que reuniu contos LGBTQIA+ inspirados por grandes obras da literatura de ficção científica. Atualmente é responsável pela Criação e Desenvolvimento de Projetos na produtora Sentimental, além de atuar como Analista de Projetos da WarnerMedia, programadora dos canais HBO, TNT e Space e do streaming HBOMAX.