Assembleia definirá se “Nardy” será de tempo integral

Manifestantes contrários à implantação do PEI estiveram reunidos em ato no último sábado (Foto: Divulgação)

Esta marcada paraesta quarta-feira (15), às 19h, a assembleia que irá decidir se a Escola Estadual “Francisco Nardy Filho” irá aderir ao Programa de Ensino Integral (PEI). A reunião deveria ter sido realizada no fim de maio, mas acabou adiada por questões de saúde do diretor da unidade escolar.

No sábado (11), o Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Ensino (Apeoesp) – Subsede Salto – Regional Itu e Porto Feliz realizou um ato público seguido de carreata com concentração na Praça Washington Luís, em frente ao Estádio Novelli Júnior.

O ato era contra a implantação do Programa de Ensino Integral (PEI) “de forma atabalhoada, prejudicando alunos das escolas em questão”, de acordo com a Apeoesp. Além disso, o sindicato ainda explica que a manifestação também foi contrária ao fechamento do período noturno de aulas e das EJAs (Ensino de Jovens e Adultos), na maioria das escolas “penalizando adultos que precisam terminar seus estudos e jovens que precisam trabalhar e estudar para se manter e ajudar suas famílias”, entre outras reivindicações.

Os manifestantes partiram em carreata pelas ruas do Centro, com o protesto seguindo até a frente da Câmara Municipal. No dia 26 de maio, integrantes da Apeosp estiveram no “Nardy” conversando com pais, alunos e professores, mostrando razões para que eles votassem ‘não’ na assembleia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o Programa de Ensino Integral apresenta inovações no desenvolvimento do protagonismo juvenil, como tutoria, clubes juvenis, possuem disciplinas diferenciadas.