Ato de repúdio ao abuso e violência contra mulher aconteceu em Itu

Foto – Nayara Palmieri Manifestantes se reuniram ao lado da fonte da Praça do Carmo para o ato

Nayara Palmieri

Aconteceu no último sábado (25), na Praça do Carmo, o ato de repúdio ao abuso e violência contra a mulher, inspirado no movimento Las Tesis, do Chile. O Periscópio divulgou o evento, gerando uma pequena polêmica nas redes sociais. Durante o ato, a reportagem conversou com uma das organizadoras, Michelle Duarte.

Quando indagada sobre a repercussão, ela disse: “Vai repercutir de uma forma ou de outra, principalmente em uma cidade como Itu, super conservadora e machista. Em relação das mulheres serem contra a esse tipo de atitude, acho que é porque afeta um pouco diretamente. Estamos acusando homens que às vezes são pessoas que elas mantêm relações direta ou indiretamente e acho que isso gera um pouco de desconforto”.

Michelle espera que, com o ato, as mulheres se mantenham unidas e que continuem falando sobre o assunto, sem deixar de denunciar seus algozes e estupradores. A participante Débora Lessa da Silva, de 31 anos, acha importante manifestação desse tipo.

“A gente pode ser machista, os homens são machistas e é uma coisa bem estrutural. Mas o legal é sentir que a gente tem como se agregar e como fazer coisas grandes como essa. É muito bom ver pessoas que estão preocupadas com essa questão e procuram uma mudança e tem condições de se unir e fazer alguma coisa”, declara.

Durante a manifestação as mulheres cobrem seus olhos com uma venda. Para Débora isso simboliza como muitas vezes as próprias mulheres não enxergam, ou fingem não enxergar, o abuso que elas próprias estão sofrendo.