Ato de vandalismo em bica dificulta retirada da água pelos munícipes

Foram retiradas torneiros do espaço. Prefeitura destaque que projeto de monitoramento está em andamento (Foto: Daniel Nápoli)

No início desta semana, no programa “Encontro”, da TV Globo, um cidadão criticou a situação da bica d’água situada no bairro Vila Santa Terezinha. De acordo com as imagens, a bica foi vandalizada com a retirada de torneiras – justamente em um período em que munícipes de diferentes pontos de Itu se dirigem ao local com galões e/ou baldes para enfrentar o rodízio no abastecimento de água que ocorre desde o dia 6 deste mês.

A reportagem do Periscópio esteve presente na bica nesta semana e constatou que, de fato, a mesma foi vandalizada, tendo sido retiradas três torneiras do espaço. Lembrando que não é a primeira vez que isso ocorre. Entre 2013 e 2014, o JP noticiou ações de vândalos com a retirada de torneiras do local em. pelo menos, três oportunidades.

À reportagem, Luiz Gustavo Oliveira do Vale, morador da Vila São José, bairro situado nas imediações da bica cita que “as coisas estão difíceis” não só para os moradores da região, mas para “todos que procuram a água daqui para poderem levar para suas casas. Por ter algumas torneiras quebradas, a fila fica maior o tempo de espera também”.

O Periscópio esteve em contato com a Prefeitura a respeito da situação de vandalismo e a mesma informa que a manutenção do espaço é feita por meio da Secretaria de Esportes, periodicamente.

“Na semana passada, por exemplo, houve a troca de quatro torneiras e, nesta semana, foram mais duas. No entanto, apesar da manutenção e também da vigilância da Guarda Civil Municipal, o local também sofre com vandalismo e furto das torneiras. Diante disso, um projeto de monitoramento de vídeo para a bica já está em andamento”, acrescenta a administração municipal, em nota.