Ator ituano concorre ao prêmio Contigo! de melhor ator coadjuvante deste ano

Matheus foi indicado por atuação que marcou seu primeiro trabalho audiovisual (Foto: Arquivo pessoal)

O site “Contigo!”, especializado em celebridades, televisão e novelas da Editora Perfil, abriu nesta semana, a votação para o Prêmio Contigo! 2021, premiação que escolhe os principais destaques da TV, música e redes sociais. Na categoria “melhor ator coadjuvante de novela ou série”, está o ituano Matheus Campos, por sua atuação na série “As Five”, que pode ser conferida na plataforma de streaming Globoplay.

Matheus, de 25 anos de idade, concorre ao prêmio juntamente com Fábio Assunção (Onde Está Meu Coração – Globoplay), Christian Malheiros (Sessão de Terapia – Globoplay), Irandhir Santos (Amor de Mãe – Globo) e Rodrigo Santoro (Sessão de Terapia – Globoplay).

Ao Periscópio, Matheus, que deixou a cidade de Itu aos 17 anos, se formando posteriormente na Escola de Atores Wolf Maia, onde ficou 3 anos e meio, tendo estudado também no Tendal da Lapa, em São Paulo, e ingressado na Escola de Arte Dramática da USP, falou sobre como recebeu a notícia de sua indicação ao prêmio. “Foi o meu primeiro contato [com o audiovisual], então eu fiquei realmente muito surpreso com a indicação, eu não esperava”, declara.

“Não tenho de fato uma experiência vasta dentro do audiovisual, no teatro tinha um pouco mais, três, quatro anos. Devo muito aos meus mestres que me ensinaram muito até aquele momento”, acrescenta Matheus, que estava na casa de seus pais, em Itu, quando recebeu a notícia de que havia sido indicado ao prêmio.

“Gostei de ter recebido a notícia na casa dos meus pais, foi especial para mim poder compartilhar esse momento com eles, eu estava um pouco ‘em choque’ e eles sempre me incentivaram, sempre foram muito apoiadores. Qualquer profissão que eu escolhesse eles iriam me apoiar 100%, eles morrem de orgulho mesmo”, enaltece.

 Lançada em novembro do ano passado e já renovada para uma segunda temporada, “As Five” trata-se de um spin-off (série derivada) de “Malhação: Viva a Diferença”, 25ª temporada da série de televisão “Malhação”, exibida pela primeira vez entre maio de 2017 e março de 2018, e que se consagrou vencedora do Emmy Internacional na categoria de melhor série, criada e escrita por Cao Hamburger com Vitor Brandt.

Sobre sua participação na série, Matheus comenta primeiramente como foi o teste. “Estava muito animado, com muita força, muita vontade. E aí rolou o papel e de fato a minha conexão com a atriz Heslaine Vieira que faz a Helen foi muito bacana, as meninas todas do elenco são muito generosas, Juan Paiva que é meu parceiro de cena está fazendo um trabalho muito bacana também na novela das 9 [Ravi, em “Um Lugar ao Sol”] me ensinou um monte de coisa”.

“Foi um trabalho assim de entender como era aquele ambiente, de estar dentro da Rede Globo, a velocidade também de séries do audiovisual é um outro processo que o ator precisa ter, no teatro a gente tem um outro tempo de preparo, de ensaio e o audiovisual é tudo muito rápido, muito corrido, então foi uma adaptação”, explica o ator ituano.

Sobre suas expectativas, Matheus opina. “Estou bem feliz de concorrer ao prêmio, o que vem por aí eu já não sei, é uma premiação de voto online, tudo pode acontecer. O que eu acho legal é que eu faço parte de um projeto de um público muito jovem, muito antenado, então existe uma possibilidade que eu vença mesmo eu sendo um ator com tempo menor de trabalho dentro do audiovisual”.

“Se eu ganhar o prêmio vou ficar extremamente feliz, mas confesso que só a indicação e estar no meio de nomes como Fábio Assunção, Irandhir Santos, Rodrigo Santoro eu já estou assim em êxtase. E concorrendo com mais um outro ator que é jovem negro [Christian Malheiros] é muito gratificante ter essa representatividade. Estar representando o povo preto em uma premiação é de extrema importância para mim”, destaca Matheus.

Com novos projetos no teatro e com a gravação da segunda temporada de “As Five”, prevista para iniciar em abril 2002, Matheus  comemora. “Estou em ansioso, com muita vontade de fazer outros contatos com o teatro, com o audiovisual, me sinto um ator muito mais maduro, tem algumas questões que estão muito mais sólidas em mim de entendimento profissional, da própria compreensão da dramaturgia da série.”

 “Eu estou em um momento de colher muita coisa boa e ao mesmo tempo plantando essas sementes para que no ano que vem apareçam ainda mais projetos pra gente trabalhar. É tão difícil trabalhar com cultura do Brasil, ainda mais nesse momento pós-pandemia. Fico muito feliz em saber que tenho essa quantidade de projetos para acontecer e já projetando que esse prêmio possa me render outros frutos, outros trabalhos, possam me abrir outras portas ainda mais eu sendo um ator jovem de 25 anos, preto, estarem uma premiação eu acredito que pode ampliar as minhas possibilidades de trabalho”, conclui.

A votação em Matheus pode ser feita através do link: contigo.uol.com.br/noticias/premio-contigo-online/premio-contigo-2021-melhor-ator-coadjuvante-de-novela-ou-serie.phtml.