Audiência apresenta as propostas para concessão do transporte público em Itu

Daniel Ortiz, da TTC Soluções em Mobilidade, fez a apresentação dos dados sobre o transporte público (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (31/03), no auditório da Prefeitura, foi realizada uma audiência pública sobre o transporte público. O objetivo da reunião era coletar informações e sugestões para a outorga da concessão para o transporte coletivo urbano, cujo contrato atual, com as viações Itu e Avante (ambas do grupo Belarmino), termina este ano.

A audiência foi iniciada pelo diretor da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural da Prefeitura, Hélio Tomba Jr. O procurador Damil Carlos Roldan deu sequência à condução da audiência, que contou com a presença de vereadores de situação e oposição, além de outros representantes da Prefeitura.

Poucas pessoas participaram da audiência, uma vez que, por conta da fase emergencial do Plano São Paulo, foram disponibilizados apenas 20 lugares. A reunião, porém, foi transmitida pelo YouTube e durou pouco menos de uma hora e meia. A audiência foi iniciada com uma apresentação por parte do representante da empresa TTC Soluções em Mobilidade, Daniel Ortiz. Ele apresentou um diagnóstico atual do transporte coletivo de Itu, traçando as diretrizes para a nova licitação.

Ortiz iniciou com dados demográficos da cidade, destacando que Itu tem uma grande extensão territorial – o que impacta diretamente no transporte público, já que os ônibus têm que percorrer uma maior quilometragem para atender toda a área. Também destacou que a população na área rural tem diminuído.

Em sua apresentação, Ortiz mostrou que a utilização do transporte coletivo em Itu é 26% inferior ao parâmetro nacional, enquanto a utilização de automóveis é 128% maior. “O perfil de mobilidade do ituano está muito ligado ao uso do transporte individual, o que é ruim do ponto de vista da mobilidade”, frisou.

 Os dados também apontam que 77,4% das viagens na cidade são relacionadas a trabalho e estudos. Uma viagem em Itu dura, em média 42 minutos para percorrer 8,2 km (ou seja, 11,7 km/h), o que na visão da empresa é um desempenho baixo. Hoje o sistema opera com 37 linhas, sendo 17 (46%) de linhas rurais.

 A região do Pirapitingui é o principal polo produtor de viagens, enquanto o Centro é o principal polo de recebimento dessas viagens. A cidade possui 1.330 pontos de parada, sendo que apenas 11,9% (158) são cobertos e 68,2% (907) nem marcação possuem – a maior parte deles na zona rural do município. São aproximadamente 640 mil passageiros transportados por mês em Itu, conforme dados de 2019. Os dados apontam, entretanto, que a demanda diminuiu 44% entre 2019 e 2020, por conta da pandemia de Covid-19 – que irá impactar diretamente no futuro do transporte coletivo não só em Itu.

Propostas

Entre as diretrizes preliminares propostas para o sistema, está o deslocamento de fluxo de veículos pesados do Centro Histórico para vias perimetrais, criação de linhas de distribuição no Centro com veículos leves e menos poluentes e implantar estruturas de integração de modais, principalmente bicicletários. São estudados três terminais (considerando o do Cidade Nova) e cinco estações de transferência. Os equipamentos deverão ser construídos pela concessionária, mas com terreno cedido pela Prefeitura.

 Para a concessão, pretende-se que o sistema seja operado em lote único – ou seja, apenas uma empresa operando toda a rede, o que segundo Daniel Ortiz facilita a fiscalização. O prazo de concessão está inicialmente previsto para 15 anos. O certame terá como critério a menor tarifa e a concorrência admitirá a formação de consórcios.

Entre os requisitos está a operação de frotas com mais de 35 veículos e operar o transporte público em cidades com mais de 80 mil habitantes. Ortiz também apontou os requisitos da frota, como idade de ônibus e a necessidade de veículos equipados com GPS e a implantação de aplicativo com o itinerário dos ônibus, entre outras características.

Sugestões

A partir de agora, qualquer interessado poderá apresentar sugestões e contribuições sobre o assunto, que poderão ser encaminhadas por correio, mediante protocolo no setor de protocolos da Prefeitura e/ou via internet, para o e-mail transportes@itu.sp.gov.br.

Todas as participações e contribuições deverão ter sua autoria identificada e serão registradas, de forma a preservar a integridade de seus conteúdos e o seu máximo aproveitamento como subsídios ao aprimoramento do ato regulamentar a ser expedido. Participe respondendo a pesquisa sobre o Transporte Público até segunda-feira (05): itu.sp.gov.br/inscricoes/pesquisa-transporte-publico/.

5 comentários em “Audiência apresenta as propostas para concessão do transporte público em Itu

  • 02/04/2021 em 11:21
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    Se o grupo berlamino molhar a mão de alguns pilantras da nossa política com sempre foi eles vão ficar na cidade pro resto da vida

  • 04/04/2021 em 12:11
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    Teria que mudar a empresa de ônibus porque já deu tá na hora de entrar outra empresa de ônibus coletivo no lugar dessa a população de Itu merece.

  • 04/04/2021 em 19:53
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    Pra mim os motorista estão com muito estresse,pois nos pontos finais nem desce para fazer xixi e descansar um pouco,minha sugestão é quando chegar no ponto final descanse até a chegada do próximo ônibus a cada 20 minutos principalmente a linha 7 !

  • 04/04/2021 em 21:40
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    Como levantado em questão , as linhas rurais se encontra bem defasadas .
    Em específico a linha que percorre ( terminal / Road Shopping ), que não está dando integração , um absurdo .
    Nós que moramos nessa região que é atendida por essa linha nós encontramos isolado do restaurante da cidade , amenos que paguemos uma outra passagem

  • 05/04/2021 em 16:30
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    A minha ideia e circular mais ônibus, principalmente da manhã que está lotado. Com essa doença que está surgindo, principalmente os das 6: horas da manhã, para os trabalhadores entra às que entra às 7 horas. Precisa de ônibus 5: 50 para desafogar o ônibus. Na minha aeroporto a Villa progresso…

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