Autoridades municipais se reúnem com agentes comunitárias de saúde

Foto – Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

Na manhã da última quarta-feira (28), o prefeito Guilherme Gazzola, a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino Camargo, a coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica da referida pasta, Izabel Cristina Canevorelo, se reuniram com agentes comunitárias de saúde, que atuarão na retomada desse trabalho no município de Itu. Na oportunidade, houve a entrega dos jalecos que serão utilizados pelas profissionais.

Gazzola agradeceu a todas as agentes, desejou a elas um ótimo trabalho e comentou que é fundamental, na área da saúde, o acolhimento adequado, de forma humanizada. Mencionou que a Prefeitura de Itu muito tem investido para aprimorar cada vez mais o acolhimento aos usuários por parte dos servidores municipais que atuam nesse segmento.

O objetivo com esse trabalho, de acordo com a secretária de Saúde, é estabelecer contato com os usuários da rede municipal de saúde, de forma especial, os que residem em bairros situados em áreas mais distantes. Inicialmente, as agentes terão como área de atuação as seguintes localidades: Jardim da Paz, Vila Lucinda, Vila da Paz I, Vila da Paz II, Vila da Paz III, Alpes I e Alpes II.

O trabalho do agente comunitário é levantar informações sobre as condições de saúde de cada família, explicar ao cidadão a importância de fazer o acompanhamento preventivo em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e que ele pode, inclusive, participar de grupos oferecidos nesses serviços de saúde como, por exemplo, os destinados à diabéticos e hipertensos.