AVÓS MODERNAS SUBSTITUEM O PONTO CRUZ PELO PONTO.COM

Ouvi alguém dizer que as vovós de antigamente estão em extinção! Será? Baila na nossa mente a figura da avó gorducha e de cabelos brancos.

Permitam-me, mas onde estão as vovós de antigamente?

Férias, ou melhor, dias na casa da vovó, não eram férias. Por quê? Porque crianças não tinham férias naqueles idos…

Passear na casa da vovó naquele tempo era como ir à Disney, hoje. A benção da vovó, o aperto do abraço, o riso das tias, o pão feito em casa com manteiga de lata “aviação”. Tudo era mágico.

Dizia nossa avó quando chegávamos: “Meu Deus que felicidade ver meus netos”. Nesse momento festivo, até o cachorro latia se fazendo presente. Era a maior alegria! Nunca, que me lembre, faltou nada àquela casa, nem mesmo a oração. Vovó sempre explicava que na casa onde havia oração nada faltava.

Hoje, trago comigo as lições que hão de ficar para sempre, alguns objetos da velha casa, como o ferro de engomar, a chaleira de ferro pesado e a licoreira de vidro azul. Trago também, para sempre, uma lembrança forte, mesclada de saudade. Saudade essa, que sempre me faz visita, e a visita da saudade dói no peito de quem ama.

As avós de antigamente lavavam e passavam lençóis de linho, enchiam a casa de flores, faziam bolo de fubá, mingauzinhos de aveia. No quintal cultivavam uma pequena horta com ervas, temperos e verduras diversos..

É bom ressaltar que nada disso tudo deixa desejar às vovós de hoje. Elas amam com igual intensidade seus netos, só que, seu programa de vida é outro.

Literalmente as vovós de hoje substituíram o ponto cruz pelo ponto.com. Venceram o medo da “telinha” e partiram para a informática. É bem verdade que o tempo passa muito depressa, deixando marcas profundas, não só em nosso rosto, mas também em nossos posicionamentos. Aquilo que antes era impossível, hoje pode ser uma fonte de curiosidade, você se dá bem enquanto se instrui e recicla o que sabe.

Estamos na era dos computadores, da internet, dos recursos multimídia e eles também são úteis para o desenvolvimento de algumas áreas da inteligência.

Claro que as vovós de hoje também cozinham, até gostam. Sabem também que foi comprovado que a melhor rede social é uma mesa rodeada pelos filhos, netos, amigos.

Graças a tudo isso se pode considerar que a espécie não se extinguirá. Que aquela doce avozinha de antigamente se transforme naquilo que a juventude de hoje procura. Nada, como às vezes, e nos intervalos, as doces vovós corram para o fogão fritar sonhos para os netos e fazer uma “selfie” para registrar a vovó de antigamente e a vovó moderna. Enfim, estes são sonhos meus, que insisto em sonhar…

Ditinha Schanoski

Cadeira nº 19 | Patrono Professor  Benedito Motta Navarro