Bacia do Gomes, em Itu, terá inédito desassoreamento

Máquinas fazem o desassoreamento nas represas da Bacia do Gomes/ Foto: Divulgação/CIS

Para garantir o abastecimento de água da população, a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) segue trabalhando para aumentar a captação de água bruta para a cidade. Com a finalização da Adutora Mombaça, agora a autarquia tem mais segurança para dar andamento nas melhorias em outras represas. Entre elas está o desassoreamento da bacia do Gomes, que dá suporte ao abastecimento na região central do município.

Esta ação nunca foi feita no local, apesar dos inúmeros pedidos por parte da população. O processo consiste na limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo das represas, de modo a permitir maior reservação de água.

O desassoreamento da bacia do Gomes contempla as três represas deste sistema. Segundo os engenheiros da CIS, serão extraídos 30 mil metros cúbicos de material sólido do local. Ou seja, a capacidade de armazenamento da represa será aumentada em 30 milhões de litros.

“É mais propício fazer desassoreamento de represas durante a estiagem e é importante dizer que não perdemos a água armazenada neste manancial. Esgotamos a água disponível e começamos as obras, que devem durar até 60 dias”, explica o superintendente da CIS, Vincent Menu.

Outras ações

A companhia também iniciou os planos para melhorar a situação de outras duas captações de água: São Miguel e Fubaleiro. De acordo com Vincent Menu, na bacia do São Miguel será executado um plano para ampliar a capacidade de reservação, com implantação de novas represas.

Já no Fubaleiro, a autarquia vai melhorar o sistema de captação com reforma da estrutura civil da casa de bombas. “Nosso trabalho não para. Seguimos com a maior frente de obras de saneamento dos últimos dez anos. Estamos com uma equipe preparada e disposta a vencer os desafios que envolvem o abastecimento de água em Itu”, conclui Menu.

 

5 comentários em “Bacia do Gomes, em Itu, terá inédito desassoreamento

  • 09/09/2018 em 18:40
    Permalink

    ESPERO QUE MELHOREM OS ONIBUS; POREM A ATUAL EMPRESA JA SOLICITOU VARIAS VEZES, MELHORIAS NA ESTRADA DO CANGUIRI AMEAÇANDO RETIRAR A LINHA 3 VENDAS; TRATA-SE DE TRECHO CURTO QUE VARIAS VEZES FORAM FEITOS LEVANTAMENTO TOPOGRAGRICO PARA ASFALTAR; PELO FLUXO DE VEICULOS ACREDITO QUE JUSTIFICA ESSA OBRA!

  • 09/09/2018 em 18:45
    Permalink

    LINHA5 -3 VENDAS=> PRECISAM SER SUBSTITUIDOS SÃO VEÍCULOS ANTIGOS, OS FAMOSOS CATA CAIPIRAS!

  • 09/09/2018 em 18:52
    Permalink

    SUGIRO TAMBÉM QUE NO NOVO CONTRATO SEJA IMPLEMENTADO CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE PARADA DOS ONIBUS COM COBERTURA E LOCAL P/ PASSAGEIROS DESCANÇAR!

  • 09/09/2018 em 19:03
    Permalink

    O projeto do Parque Linear contempla, além da ciclovia com pavimentação asfáltica, passeio para pedestres com pavimento de blocos intertravados, plantio de grama e arborização, além de obras complementares de drenagem e lombofaixas nos locais de travessia com o logradouros para a segurança dos ciclistas e pedestres.
    SERÁ QUE PODE SER FEITO OBRA IGUAL NA ESTRADA DO CANGUIRI (TRECHO DO KARTODROMO ATÉ CHACARAS CAROLINA ) ESSE TRECHO TEM TRAFEGO DE VEÍCULOS E PEDESTRES NIVEL MEDIO! LEMBRANDO QUE TODAS CIDADES QUE POSSUEM TITULO DE ESTANCIA TURISTICA DEVE OBRIGATORIAMENTE TER VIAS DE ACESSO PAVIMENTADAS.

  • 11/09/2018 em 09:47
    Permalink

    Jornal Periscópio … voces deveriam mencionar “ao menos” onde fica a “bacia do gomes”… divulgam noticia com pouco conteudo … este jornal ja foi melhor hein …

Os comentários estão desativados.