Bancada americana: versátil e funcional

De mármore, acrílico ou de outros materiais, esse elemento dá o charme para sua cozinha, além de ser muito funcional

A bancada americana é o espaço de preparo dos alimentos e muitas vezes utilizada para fazer as refeições. Além de bonita, ela deve ser funcional e confortável. A altura da bancada é variável e deve ser levada em conta sua função. Esta também pode ser feita de diversos materiais – como granito, madeira, concreto ou metal, por exemplo – e ganhar acabamentos e utensílios para acrescentar em sua praticidade.

A bancada é mais utilizada nas cozinhas, e deve possuir métodos fáceis de limpeza, durabilidade, baixa porosidade e praticidade, para que a vida com a bancada seja ainda mais simplificada. A altura da bancada dependerá do uso e da altura de quem a utiliza. Para que não haja dúvidas na hora de escolher a altura ideal, confira as principais bancadas americanas:

  • Bancada da pia: sua altura deve ficar entre 86 e 93 cm, dependendo da altura de quem utiliza este espaço;
  • Bancada alta: mais indicada para realização de refeições, este tipo de bancada costuma ter uma altura máxima de 110 cm (se esta tiver até 105 cm será mais fácil de ser encontrada);
  • Bancada baixa: esta é mais parecida com uma mesa, podendo ter a altura de 76 cm (a partir do piso).

As bancadas americanas também podem ter diversos acabamentos, dentre eles a rodopia (superfície     que impede que líquidos infiltrem por trás da bancada, costumando medir entre 5 e 10 cm de altura), a borda e a guarnição (arremate criado nas bordas da pia, na área molhada, impedindo o escoamento da água, geralmente possui 2 cm de profundidade).

Há, também, uma variedade de equipamentos que podem ser instalados nas bancadas, como cubas, fogões (embutidos), cooktops (modelos de fogões sem forno que podem ser instalados em qualquer superfície plana), lixeiras (embutidas), escorredores e tábuas de corte.

Na hora de escolher os materiais para a bancada, é necessário avaliar quais serão as funções desta. O granito é uma pedra natural e possui diversas cores (não possuindo tonalidade homogênea). Exige cuidados, pois pode manchar com ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos. É necessário usar produtos impermeabilizantes para evitar manchas e é uma ótima opção considerando a qualidade e custo.

Há, também, o quartzo. Por possuir elevada resistência a impactos e riscos e por ser impermeável, é uma ótima solução para tampos que não receberão objetos quentes, como bancadas de lanches. Sua variedade de cores e facilidade de manuseio permite liberdade de projeto e criação de soluções originais. Produtos com Ph maior do que 10 podem manchar e danificar a superfície.

O mármore é pouco indicado pois pode ser manchado com facilidade devido à sua alta porosidade. Também não é muito escolhido pois possui um maior custo. O aço inox transmite a sensação de modernidade e possui baixa porosidade. Possui grande resistência à oxidação, exige limpeza constante e pode ser riscado com facilidade, o que deve tentar ser evitado.

As superfícies sólidas de acrílico, por sua vez, são altamente resistentes e fáceis de serem limpas. A madeira exige aplicação de impermeabilizantes e suja facilmente, sendo difícil sua limpeza. As superfícies de material laminado são compostas por duas ou mais camadas, podendo ser personalizadas. O vidro possui baixa porosidade, não mancha e é fácil de limpar. Deve-se escolher o vidro temperado, por este ser bem mais resistente que outros tipos de vidro. Outra opção para as bancadas é o porcelanato, que possui baixa porosidade, aparência moderna e de fácil limpeza e manutenção. A construção e planejamento das bancadas deve ser feita com profissionais qualificados.