Banda do Carmo homenageia fundador e maestro em concerto especial

Foto: Gabriela Prado

Na manhã do último sábado (25), a Praça da Matriz recebeu a apresentação especial da Banda do Carmo no projeto “Tem Banda no Coreto”. A corporação homenageou Roberto Gavioli, um dos fundadores da banda, falecido no ano passado, e também Cyro Rocha, músico e compositor de dobrados que fora maestro da banda entre 1974 e 1997, quando veio a falecer. Na ocasião, também foi inaugurado o Memorial da Banda do Carmo.

“Para nós foi motivo de muita satisfação, porque homenageamos duas pessoas muito importantes na banda, sobre a qual a banda não existiria se não houvesse essas pessoas. Uma delas é o fundador da banda [Gavioli] e a outra é o maestro [Rocha], que muito contribuiu para a cultura de nossa cidade”, comentou o presidente da Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, Benedito Edson Moreira (Tonão), sobre a apresentação prestigiada por um grande público, incluindo familiares dos homenageados. “Foi com muita satisfação que fizemos a homenagem e estamos resgatando a história da banda nesse memorial”, ressaltou o presidente, acrescentando que o memorial ainda não está concluído, mas em duas semanas deve estar finalizado.

O memorial possui fotos do início da história da banda na cidade e de seus anteriores integrantes. Inácio Olavo Cristofoletti, vice-presidente da corporação, contou ao Periscópio que Cyro entrou na Banda do Carmo quando praticamente terminou a Banda de São Pedro, em 1974.  “Ele introduziu novas maneiras de trabalhar, novos métodos, introduziu a escola, então a banda se fortaleceu sobremaneira”, relata. “Foi uma grande perda pra nós. Ele foi um dos maiores maestros da cidade de Itu, com a capacidade que ele tinha de envolver o jovem na música”, acrescenta Inácio.

“Ele era uma pessoa muito apaixonada, tinha muita paciência. Ele vivia música 24 horas por dia. Ele tinha um carisma muito grande. Nós só ganhamos, porque podemos dizer que a banda foi uma coisa antes do Cyro e depois dele”, completou Inácio. “Procuramos formar músicos. Nosso atual maestro tem muita didática pra lidar com os jovens”, afirma o vice-presidente sobre a banda, que hoje possui cerca de 80% de jovens na formação. “É muito importante que o jovem sinta um gosto de tocar música”, finalizou.

O Memorial da Banda do Carmo está localizado na Travessa do Carmo, 253. Para continuidade das atividades e possibilitar o ingresso de novos alunos em seu corpo musical, a Banda do Carmo precisa de recursos. Para apoiar, basta entrar em contato pelo facebook.com.br/bandadocarmo, pelo e-mail contato@bandadocarmo.com.br ou pelo telefone (11) 95556-9733. (Gabriela Prado)