Banda União dos Artistas celebra 110 anos com concerto

Primeira formação da Corporação Musical União dos Artistas, em 1912 (Foto: Arquivo/Banda União dos Artistas)

No último dia 16, a Corporação Musical União dos Artistas completou 110 anos de existência e, para celebrar a importante marca, será realizado na manhã deste domingo (26), às 11h, na Praça da Matriz, um concerto especial, sob regência do maestro Samuel Nascimento de Lima.

Carinhosamente chamada como Banda União, a corporação foi fundada em 1912, em Itu, graças a abnegação de alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, seu primeiro maestro. Desde então a Banda União passou a ganhar cada vez mais carinho e destaque em Itu e região. Ao longo de sua história conquistou diversos prêmios e o coração os ituanos.

Membro mais antigo da corporação, José Tabajara dos Santos, de 79 anos, integra a Banda União desde 1960, convidado pelos amigos Alfredo Stivanelli e Paulo de Oliveira Costa, também músicos. “Nessa época eu já tocava clarinete e bongô nos bailes. Fiz um teste de leitura musical na União com o Sr. Eliseu Belculfiné e Sr. Camilo Bruni e fui aceito”, recorda.

“Participava dos ensaios às terças e sextas-feiras com muita alegria e orgulho por estar no meio de músicos experientes e onde ganhei novos amigos. Como o repertório da Banda União era composto de peças populares e eruditas tive início de adaptação com a música erudita, o que me agradou muito pois aprendi a gostar desse novo gênero”, destaca Tabajara.

Devido à pandemia de Covid-19, o músico ficou dois anos sem tocar clarinete e a falta de prática acaba fazendo com que os músculos bucais fiquem flácidos e os dentes incisivos cortem o lábio inferior na hora de retomar, porém nada que impeça a retomada do músico. “Sou obrigado a usar uma pomada anestésica, mas espero que isso logo termine”.

Em 110 anos, a Banda União contou com apenas uma maestrina. Míriam Castro esteve na regência da corporação entre 2015 e 2017. Ituana de nascimento, ela também é regente da Fundação Bradesco, em Osasco/SP, há 21 anos, e falou ao JP. “A Corporação Musical União dos Artistas representa muitas coisas a um só tempo: núcleo de formação de músicos, pólo cultural e testemunha histórica da prática musical de bandas dos últimos 110 anos”, disse.

“Para mim, o período como regente titular desse grupo foi de grandes descobertas. Embora como ituana conhecesse a Banda desde a infância, não imaginava as preciosidades de seu arquivo, nem a grandiosidade da contribuição abnegada de toda uma linha de grandes maestros anteriores”, prossegue a maestrina.

“Desejo ao grupo e seus integrantes muitos e muitos anos de prosperidade! Que a comunidade e o poder público possam dar a ela o merecido suporte para que continue a realizar seu propósito”, acrescenta Miriam.

Regente da corporação desde 2017, Samuel Nascimento de Lima, também falou sobre a importância da Banda União em sua vida. “É muito honroso ser regente desta centenária banda pela linda história na formação interna de seus músicos, em que hoje muitos são profissionais e também pro ver em seu acervo uma quantidade enorme de música produzida pelos antigos maestros”.

Músico da Banda União desde 1984, Rogério Castro é presidente da corporação desde 2018 e fala sobre os desafios e projetos. “A gente passou por uma dificuldade muito grande com a pandemia, tivemos que suspender a escola de música da banda e no final de 2020 a gente conseguiu fazer duas apresentações, teve aquela pré-retomada e na sequência paramos de novo 2021 todo praticamente e retornamos no final do ano, fazendo dois concertos”.

Em março deste ano, a Banda União retomou os concertos mensais. “Estamos começando a caminhar de novo. Foi muito difícil esse período pra gente, pois ficamos sem faturamento, e as contas vêm. Os principais desafios nossos para a gestão da banda é retomada da escola de música da banda”, destaca Rogério.

Outro desafio apontado por Rogério é a reforma do prédio da corporação, que é de 1939. As intervenções, de acordo com o presidente, estão sendo feitas aos poucos por meio de doações. “Algumas pessoas que ajudam. A gente está mexendo no telhado, tem o forro, tem muita coisa para fazer no prédio”.

A sede da corporação, localizada na Rua Santa Rita, no Centro, conta com sala de reuniões, sala da secretaria, arquivo musical com mais de 2.500 obras, auditório para concertos com palco panorâmico para 70 músicos, além de almoxarifado onde são guardados os instrumentos de reserva em perfeito estado para serem utilizados pelos músicos e alunos da escola. Anexo ao prédio há uma área de lazer para os músicos.

Para mais informações de como doar para auxiliar a Banda União na reforma do prédio e também na retomada da escola de músicos, ligue para (11) 99275-1988 (Rogério)/ (11) 4023-1654. E-mail: uniaodosartistas@bol.com.br / contato@uniaodosartistas.org.br.