A batata e seus benefícios

Fáceis de cozinhar e bastante utilizadas em diversos pratos, as batatas são bastante nutritivas e geram no organismo muitos benefícios – além de ser um alimento muito saboroso, seja frito, assado ou cozido.

Para quem está tentando emagrecer, por exemplo, a batata pode ser uma boa aliada, pois a mesma, se bem cozida, oferece 26 calorias, tendo ainda um baixo índice glicêmico, fazendo com o que o estômago se sinta saciado por um maior período, diminuindo, assim, aquela vontade de comer fora de hora.

Outro ponto positivo da batata é que ela é rica em vitamina B6, substância necessária para a renovação celular, assim como para a manutenção de um sistema nervoso saudável e o equilíbrio do humor.

Para se ter uma ideia, 100g de batata ao forno contêm 21% do valor diário recomendado da vitamina B6. O alimento produz ainda o hormônio GABA (ácido gama-aminobutríco), capaz de reduzir o estresse, auxiliando o cérebro a relaxar, contribuindo para boas noites de sono.

 

Memória

A preparação de uma batata ao forno, com casca e sem sal, faz com que as atividades cerebrais tenham um melhor desempenho, contribuindo até para a melhoria da memória, pois além das vitaminas B6 e C, o alimento contém manganês e potássio.

 

Cálculos renais

Os níveis de ácido úrico no sangue são contribuintes para os cálculos renais, e as pessoas que sofrem com o problema podem encontrar nas cascas das batatas um alívio, uma vez que elas possuem as propriedades necessárias para auxiliar neste caso.

 

Intestino

Consumida com moderação, a batata – que é um alimento rico em fibras – auxilia na manutenção da saúde intestinal. Assada, a batata proporciona 12% da quantidade diária recomendada de fibra, com níveis similares aos dos grãos integrais, cereais e macarrões.

 

Dicas

Caso queira tirar o máximo de proveito dos benefícios da batata, é necessário consumi-la sempre cozida ou ao forno, de preferência com casca, já que é ela que contém fibra e flavonoides, dentre outros nutrientes. Algo a se considerar é evitar o consumo de batatas fritas em óleo, uma vez que a gordura obstrui as artérias. Hoje há opções de fritadeiras que não utilizam óleo. (Daniel Nápoli)