Beach tennis vai conquistando os ituanos

Modalidade vai ganhando adeptos pelos condomínios da cidade, sendo totalmente familiar (Fotos: Divulgação) 

Uma modalidade que vem conquistando os ituanos é o beach tennis, ou tênis de praia. O esporte começou a ser praticado no condomínio Terras de São José, ganhou adeptos e começou a fazer sucesso, mas as quadras eram adaptadas.

No Plaza Athénée, o beach tennis ganhou quadras profissionais e, com isso, a modalidade cresceu, despertando interesse de muitas pessoas e outros condomínios também passaram a praticar o esporte, que tem como seu maior charme o fato de ser muito família, ou seja, colocar lado a lado casais, pais e filhos, irmãos…

Em Itu, a prática começou com os amigos Renato Botelho e Daniel Ribeiro. Segundo Botelho, “começamos nas quadras das Terras, depois foram construídas as do Plaza Athénée (estas profissionais) e então foram chegando mais amigos. Então amadurecemos a ideia e montamos uma arena, e assim nasceu a Unyque, uma academia com quadras específicas, que tem como professores o próprio Daniel Ribeiro e Gabriel Cremasco”.

Daniel, aliás, diz que “além de ser um esporte que chama a atenção por ser totalmente familiar, também tem um alto gasto calórico, onde se gasta de, aproximadamente, 600 a 700 calorias em um treino, e é muito descontraído, sempre jogado com música, em um ambiente totalmente sociável”.

Além do Plaza Athénée, outros condomínios estão construindo boas quadras, como o Terras, Terras II, Vila Real. Quanto a Unyque, esta é pioneira em Itu e região. Vale ressaltar a facilidade do aprendizado e, mesmo as pessoas que nunca tiveram experiência com tênis ou outro esporte com raquete, em poucas aulas conseguem jogar.

O que é – Nascido nos anos 1980, o beach tennis tem como berço a Itália, mais precisamente a província de Ravena, e hoje é praticado por milhões de pessoas no mundo todo, tendo até órgãos oficiais responsáveis pela modalidade, como a IFBT – International Federation of Beach Tennis e a ITF – International Tennis Federation, que realizam campeonatos pelo mundo e mantém um ranking dos atletas.

No Brasil, o beach tennis chegou em 2008, por intermédio de Leopoldo Corrêa e Adão Chagas e uma das pioneiras na prática da modalidade no Brasil é a tenista Marcela Evangelista. O país já é uma potência na modalidade, só ficando atrás da Itália.