Benefícios de um prato colorido para a saúde do corpo e da pele

Precisamos de alimentos para viver, e para viver bem e ter saúde, alguns fundamentos básicos devem ser respeitados na hora de escolher o que vai por no prato. O corpo e a pele são muito afetados com a alimentação, por isso é importante dosar o que se ingere – para saúde corporal e também mental.

Uma dieta pobre em proteínas vai resultar em cabelos fracos e quebradiços e o mesmo acontecerá se ingerir muita gordura e pouca vitamina. Daí o ideal é equilibrar esses e outros nutrientes. Reconhecidamente, o hábito brasileiro de consumir arroz e feijão é muito saudável sob o ponto de vista nutricional. Tendo essa base, agora só falta escolher bem os complementos que garantirão saúde do corpo e beleza que se reflete na aparência de um modo geral, especialmente na pele.

Cabe lembrar que a quantidade ingerida também é importante, porque tudo aquilo que se ingere mais do que necessário transforma-se em gorduras no organismo. Falando especificamente da pele, o maior órgão do nosso corpo, ela precisa de nutrição e cuidados adequados porque está exposta aos raios nocivos do sol, aos agentes poluentes e às agressões do frio e do calor.

Frutas e verduras que melhoram a saúde da pele

Algumas frutas, como abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego, são frutas que têm muita água na sua composição e ajudam a manter a pele e o organismo hidratados. As frutas vermelhas como o morango, romã, mirtilo, framboesa e a amora são ricas em substâncias antioxidantes, protegendo o corpo da ação dos radicais livres.

A couve é rica em fibras, magnésio, cálcio, fósforo e vitamina C, além de possuir bastante água na sua composição, também auxiliando na desintoxicação do organismo. Além do uso tópico de protetor solar para a proteção da pele contra a radiação solar, devemos acrescentar ao prato alimentos ricos em betacaroteno, como o mamão e a cenoura, e também os ricos em licopeno, como o tomate, rico em água, potássio, fósforo e vitaminas A e C.

O espinafre é rico em vitaminas do complexo B e atua no equilíbrio hormonal e no controle da oleosidade da pele. Assim, é um bom aliado na guerra contra a acne. A abobrinha tem bastante água na sua composição e vitamina B3, além de manter a pele hidratada e auxiliar na manutenção dos níveis de colesterol.

Principalmente para quem busca equilibrar o peso, os grãos e cereais integrais são ricos em fibras e vitaminas em sua composição, como a aveia, cevada, arroz, dentre outros.

O chá de cavalinha é diurético, adstringente e anti-inflamatório. Rico em silício, é excelente para a hidratação da pele, porém é importante consumir com moderação, principalmente para quem faz uso de medicamentos para pressão arterial.

O ovo também é riquíssimo em proteínas, vitaminas do complexo B e carotenoides, e também contém aminoácidos que participam da produção do colágeno. Aliar uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras, grãos e não se esquecer do consumo de água diariamente é fundamental para a manutenção da saúde do corpo e da pele, além de consulta com especialista para sempre ficar em dia com a saúde da pele e corpo e a prática regular de atividades físicas.

Receita de máscara facial de abacate

Todo mundo já sabe que o pepino e a cenoura, por exemplo, são ótimos tratamentos faciais, principalmente quando feitos de forma de pasta e também em pedaços para diminuir olheiras e inchaços dos olhos. Mas você sabia que o abacate também é muito eficiente para revigorar a pele? Rico em vitaminas e muitos óleos naturais, o abacate, além de hidratar a pele, também retarda seu envelhecimento e remove células mortas.

Para sua máscara facial da fruta, você precisará de:

  • 2 colheres (de sopa) de abacate;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Para dar vida à máscara, bata os dois ingredientes no liquidificador ou no mixer e aplique na pele, deixando agir por cerca de 15 minutos. Após esse tempo, retire a máscara com água fresca – esta máscara é mais indicada para peles secas, mas peles mistas a oleosas também são beneficiadas, já que o abacate tem poder hidratante e revigorante.

Cores de alimentos e seus benefícios

  • Verde: alimentos verdes contêm vitamina A, cálcio e ferro – principalmente folhas verdes escuras. Alface, espinafre, grião, couve, brócolis e rúcula não podem faltar da lista de compras;
  • Amarelo e laranja: as frutas cítricas são as principais representantes dessas cores e são ricas em betacaroteno, que atua como antioxidante, sendo também relevantes para a saúde dos olhos. Cenoura, damasco, mamão e laranja são boas opções;
  • Vermelho: a maioria dos alimentos vermelhos e de tonalidades próximas a essa cor, como tomate, cereja, pimentão vermelho, morango, melancia e caqui, possuem a substância licopena, que atua como antioxidante celular e auxilia na prevenção do câncer;
  • Roxo: alimentos roxos possuem o pigmento antocianina, um antioxidante benéfico para o organismo. Ameixa, berinjela, feijão, jabuticaba, figo, beterraba, uva e repolho roxo fazem parte desta categoria;
  • Branco: além do arroz, enquadram-se nos alimentos brancos alho, cogumelo, couve-flor, inhame, aipim e muitos outros ricos em potássio e cálcio;
  • Marrom: grupo de castanhas, cereais e aveia, alimentos marrons são ricos em fibras, que regulam a flora intestinal e auxiliam no controle do colesterol por serem fontes de ferro e proteínas.