Benefícios do Ciclismo Indoor

Por Marco A. Cristofoletti
CREF/SP 08225-G
Pós-graduado em fisiologia do exercício pela UNIFESP

Essa semana chegaram algumas novidades do Ciclismo Indoor na Academia Unyque: as Bikes IC6 da Life Fitness altamente tecnológicas com painel que nos mostra todas as informações como rpm, watts de potência e quilômetros percorridos e o Sistema SPIVI, que é um programa que busca motivar os alunos através de vídeos que possibilita a criação de seu avatar e todos os resultados individuais ficam salvos em um aplicativo. Testes como de potência, velocidade e distância percorrida são atrativos para deixar a aula ainda mais motivante.

Não é à toa que a aula de Ciclismo Indoor está entre as mais queridas das academias. Além da animação durante o treino, você acompanha o ritmo da música enquanto pedala, a modalidade é altamente recomendada para quem quer emagrecer, ganhar condicionamento e resistência. Além desses benefícios do Ciclismo Indoor, outro bem positivo é que a atividade não provoca impacto nas articulações, evitando ou poupando regiões que estão lesionadas. O grande coringa da modalidade é que ela queima de até 800 calorias em apenas 1h de aula.

Qualquer pessoa apta a pedalar pode fazer a aula, mas tenha o cuidado de fazer um check-up e verificar com um médico as condições de saúde. A intensidade é facilmente modulada para cada indivíduo, inclusive aqueles que estão deixando o sedentarismo ou que apresentam algum histórico de doença não restritiva também podem se beneficiar da modalidade. O único cuidado antes da aula é regular a bicicleta de acordo com sua altura e postura. Seus benefícios: fortalecimento dos músculos das pernas, abdômen e glúteos; regulação da pressão arterial; melhora da frequência cardíaca; eliminação do estresse e da depressão através da liberação de endorfina; aumento a resistência cardiovascular; emagrecimento saudável. Portanto, é fundamental seguir todas as recomendações do professor para uma longevidade na modalidade.