Benefícios e propriedades do mel

Saboroso e bom para o sistema imunológico, o mel também é usado para máscaras de tratamento facial

O mel é bastante conhecido por ser um adoçante natural e também por ser muito saboroso. Mas o mel também é excelente para a saúde, pois fortalece o sistema imunológico, alivia prisões de ventre e melhora a capacidade digestiva de quem o consome.

Além desses benefícios, o mel também é muito escolhido para tratamentos faciais. Máscaras de esfoliação fácil, máscaras para controle de oleosidade da pele e até máscaras de relaxamento facial são feitas com essa iguaria obtida através do néctar de flores e de excreções de abelhas. Ele também conta com ação antioxidante e prebiótica, que modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. O mel também é uma ótima fonte de energia, pois é rico em carboidratos e açúcar.

 

Tipos de mel

A cor, o sabor e o aroma do mel variam de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Conheça os principais:

  • Mel silvestre: mais ingerido no Brasil, é proveniente de diversas flores, sendo ótimo para tratamentos faciais, efeito antioxidante e propriedades calmantes;
  • Mel de assa-peixe: este tipo de mel possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante;
  • Mel de flor de eucalipto: este tem um sabor mais forte e coloração escura, auxiliando no alívio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias;
  • Mel de flor de laranjeira: o sabor desse mel é suave e este regula o intestino, além de possuir efeito calmante;
  • Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado.

Há também certas combinações que são benéficas para a saúde. Mel com própolis, por exemplo, alivia sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado, pois o própolis funciona como antibacteriano, antiviral, estimulador do sistema imunológico, cicatrizante e regenerador de tecidos. O mel com canela, por sua vez, combate a má-digestão. Já o mel com limão é excelente para prevenir gripes e resfriados, já que o limão é rico em vitaminas C, que fortalece o sistema imunológico.