Biblioteca Histórica entrega publicações ao Conventinho

Alguns membros do Apostolado da Oração da Igreja do Bom Jesus com o Frei Henrique no Conventinho (Foto: Divulgação)

A noite de segunda-feira (06) foi marcada por um encontro de orações pela Beatificação do Padre Bartolomeu Taddei no Mosteiro da Imaculada Conceição, o Conventinho cuja história remonta quase duzentos anos, mas só se tornou uma comunidade religiosa por iniciativa e organização dada pelo Padre Taddei, em 1868.

Ele foi o fundador do antigo “Recolhimento de Nossa Senhora das Mercês” das Irmãs do Santíssimo Sacramento, Filhas do Coração de Jesus, hoje integrado à Ordem Concepcionista. As religiosas receberam os membros do Apostolado da Oração da Igreja do Bom Jesus que, entre orações e cânticos, marcaram mais uma atividade da Semana Padre Bartolomeu Taddei sob a orientação do Frei José Henrique Moretto Jr OSA.

Ao final da cerimônia o pessoal da Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux entregou às Irmãs uma coleção da revista Mensageiro do Coração de Jesus para a biblioteca do mosteiro. As Irmãs do Conventinho, com sua bela caligrafia, iniciaram a publicação da revista, que se tornou impressa em 1896.

Receberam também um exemplar da biografia de seu fundador “Bartolomeu Taddei, o padre santo de Itu”, além de uma foto inédita da antiga capela do convento, construída pelo padre Taddei, que as religiosas não dispunham no acervo. A imagem foi feita há noventa anos pelo fotógrafo ituano Sétimo Caterini e foi identificada por pesquisadores da Biblioteca Histórica.