Black Friday: Associação Comercial está otimista com data

Sexta-feira (27) acontece a tão esperada Black Friday, data que abre a temporada de vendas de final de ano. Importada dos EUA, a ação promete descontos de até 70% em diversos itens. No Brasil, os lojistas integraram a promoção ao calendário na última década.

Em nossa cidade, a expectativa da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) é positiva. “A ACII está otimista com a data, segundo previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que a Black Friday de 2020 movimentará R$ 3,74 bilhões, o que resultaria no maior faturamento desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010”, afirma o presidente da entidade, Murilo Tuvani.

Segundo ele, o avanço do comércio eletrônico desde o início da pandemia do novo coronavírus é apontado pela Confederação como determinante para que a Black Friday seja a primeira data do varejo a registrar crescimento real neste ano. “Em 2020, mais do que em qualquer outra edição, a Black Friday deverá expor a diferença de desempenho entre as lojas físicas e as lojas on-line”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Ele projeta avanço real de 61,4% nas vendas exclusivamente on-line, em relação à Black Friday de 2019. Já as lojas físicas deverão apresentar avanço de apenas 1,1%, em comparação com o ano passado.

De acordo com o estudo da CNC, os produtos com mais chances de desconto efetivo são, em ordem decrescente: consoles de videogame; notebooks; games para PC; calças masculinas; e aspiradores de pó.

“Acreditamos que o Natal ainda é a data mais expressiva para o comércio, uma vez que o brasileiro tem o hábito de fazer suas compras na última hora. Lembrando que as duas parcelas do 13º ajudam a aquecer as vendas, e que a 1ª parcela pode ser paga até o dia 30, após a Black Friday”, finaliza o presidente da ACII, que relembra os cuidados com a Covid.

“A recomendação é seguir o protocolo com as medidas para o controle da transmissão, usar máscara, disponibilizar álcool gel e evitar aglomeração de pessoas nos estabelecimentos”, aponta.