Boletos vencidos agora podem ser pagos em qualquer banco

A partir deste sábado (10) será mais fácil pagar contas atrasadas. Isso porque os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que eles foram emitidos.

A comodidade é resultado da conclusão da implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), solução desenvolvida pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com os bancos para modernizar o sistema de cobrança existente há mais de 20 anos no Brasil. A partir de agora passa a ser obrigatório o cadastramento de títulos referentes a faturas de cartão de crédito e doações.

Na penúltima fase, em 27 de outubro, boletos com valor acima de R$ 0,01 que não estavam integrados à base de dados da plataforma, com exceção dos boletos dois tipos já citados, deixaram de ser aceitos pela rede bancária. Esta última fase da Nova Plataforma impacta cerca de 1,5 bilhão de títulos referentes a faturas de cartão de crédito e doações, de um total de 4 bilhões de boletos compensados anualmente no Brasil. Da mesma forma que nas fases anteriores, se os boletos não estiverem cadastrados na base do novo sistema, os bancos irão recusá-los. Se isso acontecer, o pagador deve procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito ou solicitar o cadastramento do título.

O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há cerca de quatro anos. Desde 2016, ele vem incorporando na sua base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Essas informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora de se fazer o pagamento. Caso os dados do boleto a ser pago não coincidam com aqueles registrados na base da Nova Plataforma, ele é recusado, pois o boleto pode ser falso.