Bolsonaro e Doria conquistam a maioria do eleitorado ituano no segundo turno

Presidente eleito, Jair Bolsonaro ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro/  Foto 1: Tania Rêgo/Agência Brasil

Ao final do segundo turno das Eleições 2018, João Doria (PSDB) foi eleito governador do Estado de São Paulo, com 51,75% (10.990.350 votos), contra 48,25% (10.248.740) de Márcio França (PSB), enquanto que Jair Bolsonaro (PSL), venceu o pleito para a Presidência da República, com 55,13% dos votos válidos (57.797.847 votos), derrotando Fernando Haddad (PT), que obteve 44,87%  (47.040.906). Brancos foram 2.414 e nulos foram 8.831.

Na cidade de Itu, os candidatos eleitos para os próximos quatro anos venceram o pleito com folga. Na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, Doria obteve na cidade 53.977 (70,19%), contra 22.927 (29.81%) de França. Foram computados ainda 4.056 votos brancos e 13.333 nulos.

Já Bolsonaro venceu com folga ainda maior. O futuro presidente da República obteve 64.175 votos no município (77,25%) contra 18.904 (22,75%) de Haddad. Quanto aos votos em branco, foram 2.414 e nulos 8.831. Além disso, 28.374 eleitores que estavam aptos a votar (23% do eleitorado na cidade) não comparecem às urnas em Itu.

Novo governador de SP, João Doria posa com jornal anunciando a sua vitória/ Foto 2: Reprodução/Facebook

No dia seguinte após ser eleito, em entrevista ao Bom Dia SP da Rede Globo, João Doria afirmou que não irá exercer um mandato com revanchismos. “Não trato adversários como inimigos e não vou tratar a população que não votou em mim como inimiga”, disse o tucano, que completou. “Quero ser o governador de São Paulo para todos os paulistas, todos os brasileiros que vivem em São Paulo”, completou.

Também na segunda-feira (29), mas em entrevista ao Jornal Nacional da Globo, Bolsonaro afirmou que fará um governo de conciliação. “Se o Brasil não sair dessa crise ética, moral e econômica, todos nós sofreremos as consequências do que se aproxima no futuro. Nós queremos é juntos, juntos com vocês, afinal de contas, nós temos tudo, tudo para ser uma grande nação. O que está faltando é a união de todos, evitar as divisões”, disse o presidente eleito, que acrescentou. “Vamos tratar todos iguais. E eu apelo àqueles que não votaram em mim. Nos dê a oportunidade agora de mostrar que, realmente, nós podemos fazer uma política de modo de que a felicidade se faça presente em nosso meio no futuro”, concluiu.

Ao JP, o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) desejou sucesso aos vitoriosos. “Na condição de prefeito de Itu, torço para que os vencedores deste pleito, tanto para governador como para presidente da República, trabalhem para a reunificação e pacificação da nação brasileira e concentrem seus esforços na resolução de questões importantes para o desenvolvimento nacional, deixando de lado as diferenças pessoais com seus opositores, assim como não haja apego a aspectos ideológicos. O momento é de reconstrução do país. Desejo sorte para os eleitos e para todos nós”, disse.

 

Governadores Eleitos

Após as Eleições de 2018, o Periscópio traz a lista dos governadores eleitos nos 26 Estados, mais o Distrito Federal:

Acre – Gladson Cameli (PP) – 1º turno

Alagoas – Renan Filho (MDB) – 1º turno

Amapá – Waldez Goés (PDT) – 2º turno

Amazonas – Wilson Lima (PSC) – 2º turno

Bahia – Rui Costa (PT) – 1º turno

Ceará – Camilo Santana (PT) – 1º turno

Distrito Federal – Ibaneis Rocha (MDB) – 2º turno

Espírito Santo – Renato Casagrande (PSB) – 1º turno

Goiás – Ronaldo Caiado (DEM) – 1º turno

Maranhão – Flávio Dino (PCdoB) – 1º turno

Mato Grosso – Mauro Mendes (DEM) – 1º turno

Mato Grosso do Sul – Reinaldo Azambuja (PSDB) – 2º turno

Minas Gerais – Romeu Zema (Novo) – 2º turno

Pará – Helder Barbalho (MDB) – 2º turno

Paraíba – João Azevêdo (PSB) – 1º turno

Paraná – Ratinho Junior (PSD) – 1º turno

Piauí – Wellington Dias (PT) – 1º turno

Pernambuco – Paulo Câmara (PSB) – 1º turno

Rio de Janeiro – Wilson Witzel (PSC) – 2º turno

Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra (PT) – 2º turno

Rio Grande do Sul – Eduardo Leite (PSDB) – 2º turno

Rondônia – Coronel Marcos Rocha (PSL) – 2º turno

Roraima – Antonio Denarium (PSL) – 2º turno

Santa Catarina – Comandante Moisés (PSL) – 2º turno

São Paulo – João Doria (PSDB) – 2º turno

Sergipe – Belivaldo Chagas (PSD) – 2º turno

Tocantins – Mauro Carlesse (PHS) – 1º turno