Brasil avança às oitavas e Alemanha é eliminada da Copa do Mundo da FIFA 2018

Foto: FIFA

Em Moscou, nesta quarta-feira (27), o Brasil venceu a Sérvia por 2×0 e se garantiu para as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA 2018, ficando com o primeiro lugar no Grupo E.

Apesar do susto com a saída do lateral Marcelo, que sentiu dores nas costas, além de um início afoito e com muitos erros, os comandados do Tite foram se recuperando na segunda metade do primeiro tempo, chegando ao primeiro gol com o volante Paulinho, aos 36 minutos.

Já no segundo tempo, o Brasil voltou a sofrer em campo com a Sérvia chegando com frequência ao ataque, investindo bastante em jogadas áreas, seu ponto forte. Porém, ironicamente, foi justamente o seu ponto forte, que se tornou o “calcanhar de Aquiles”, uma vez que o segundo gol brasileiro foi em uma cabeçada do zagueiro Thiago Silva, aos 23 minutos, após escanteio cobrado por Neymar.

Após o gol, o Brasil assumiu de vez o controle da partida, tendo um maior volume de jogo e chegando com perigo várias vezes, principalmente com Neymar, que embora não tenha balançado a rede, apareceu mais para o jogo.

Com a vitória, a seleção pentacampeã se credenciou para enfrentar o México, na segunda-feira (02), às 11h, em Samara. Os mexicanos vêm de derrota para a Suécia, por 3×0.

A partida também ocorreu nesta quarta-feira (27), em Ecateremburgo. Os suecos se recuperaram da derrota frente a Alemanha, com gols de Augustinsson, Granqvist e Álvarez (contra), jogando um futebol envolvente.

O resultado fez com que a Suécia ficasse com o primeiro lugar do Grupo F, enfrentando, agora nas oitavas de final, a Suíça, na terça-feira (03), às 11h, em São Petersburgo.

Falando em Grupo F, a grande decepção foi a Alemanha. Atual campeã mundial e favorita a conquista da Copa-2018, a seleção tetracampeã exibiu um futebol pífio no torneio, perdendo em Kazan para a Coreia do Sul por 2×0, com gols de Young Gwon e Heung-Min, ambos nos acréscimos do segundo tempo.

Tendo perdido na estreia para o México (1×0) e encontrando enormes dificuldades para vencer a Suécia no segundo jogo (2×1), os alemães se mostraram apáticos, não sendo nem sombra da forte seleção que há quatro anos conquistou o Mundial e no ano passado levou a Copa das Confederações em solo russo.

Com isso, pelo menos até o final da Copa do Mundo da FIFA 2022, o Brasil seguirá como o único pentacampeão mundial.