Brasil, Nigéria e Suíça vencem a primeira na Copa do Mundo 2018

 

Foto: FIFA

Nesta sexta-feira (22), pela segunda rodada da Copa do Mundo da FIFA 2018, aconteceram três jogos. Em São Petersburgo, o Brasil conquistou sua primeira vitória na edição do torneio, ao bater a Costa Rica por 2×0. Tendo dominado todo o jogo, com um maior volume, a Seleção Brasileira abusou de perder gols, seja no erro do último passe, seja ficando entre os zagueiros ou esbarrando no goleiro Navas.

Apesar de em alguns momentos demonstrar nervosismo, o Brasil na parte final do jogo teve a calma necessária para furar o bloqueio costarriquenho, abrindo o placar com o Philippe Coutinho, aos 46 minutos da segunda etapa, ampliando seis minutos depois, com Neymar.

Com a vitória, o Brasil alcançou os quatro pontos, eliminando a Costa Rica. Na próxima quarta-feira (27), os brasileiros entram em campo novamente, às 15h, contra a Sérvia, com um empate bastando para os pentacampeões garantiram a classificação no Grupo E. Para passar em primeiro na chave, os comandados de Tite precisam da vitória.

Na mesma chave, a Suíça derrotou a Sérvia, de virada, por 2×1, em Kalingrado. Após abrir o placar com Mitrovic, aos cinco minutos do primeiro tempo, os sérvios foram envolvidos pelos suíços, que não se deixaram abater com o resultado adverso, levando perigo à meta adversária. A virada porém, foi construída na segunda etapa, com gols de Xhaka, aos sete minutos e Shaqiri, aos 45 minutos, não havendo tempo para uma reação da Sérvia.

O resultado deixa a Suíça na vice-liderança do grupo, com o mesmo número de pontos do Brasil, mas perdendo no saldo de gols (2), enquanto que os sérvios estão em terceiro, com um ponto a menos. Na quarta-feira (27), às 15h, em Nizhny Novgorod, quando enfrenta a Costa Rica, os suíços avançam às oitavas de final com um empate. Assim como no caso do Brasil, a vitória pode credenciar os europeus em primeiro lugar do grupo, em caso de empate ou até mesmo de vitória da Seleção Canarinho por saldo de gols inferior.

Já pelo Grupo D, a Nigéria venceu a Islândia por 2×0 em Volgogrado. O resultado foi construído com autoridade, sendo grande destaque da partida o atacante Ahmed Musa, autor de dois gols, aos quatro minutos e aos 30 minutos da etapa final. Com jogadas técnicas e de velocidade, os nigerianos dominaram todo o jogo. A Islândia ainda teve uma cobrança de pênalti desperdiçada, que serviu para diminuir ainda mais o ímpeto dos europeus e aumentar a confiança dos africanos na partida.

Com o resultado, a Nigéria subiu para a vice-liderança da chave, com três pontos ganhos, enquanto que a Croácia, já classificada, lidera o grupo. Para garantir a classificação, os nigerianos terão de bater a Argentina, na terça-feira (26), às 15h, em São Petersburgo. Um empate também faz os africanos avançarem às oitavas, desde que os islandeses não vençam os croatas.