Bronco Sport é o primeiro veículo a usar peças de plástico reciclado dos oceanos

Foto: Divulgação/Ford

A Ford é a primeira montadora a usar plástico 100% reciclado dos oceanos na produção de peças automotivas. O material está sendo empregado nos clipes de fixação do chicote elétrico do Bronco Sport, o primeiro modelo a estrear a novidade.

O náilon obtido dessa forma, segundo a Ford, têm a mesma resistência e durabilidade do que é feito à base de petróleo, mas custa 10% menos e consome menos energia na produção. O seu uso abre novas oportunidades para o esforço global de redução dos detritos dos oceanos, que prejudicam a vida marinha ou terminam depositados em aterros sanitários.

Os clipes de plástico marinho reciclado do Bronco Sport não são visíveis para os ocupantes do veículo. Eles pesam cerca de cinco gramas e ficam presos nas laterais dos bancos traseiros, guiando os cabos dos airbags laterais de cortina. Os testes mostram que, apesar da exposição à água salgada e ao sol, o material é tão forte e durável quanto o feito de matéria-prima virgem.

Coletado no Oceano Índico e no Mar da Arábia por uma empresa especializada, a DSM Engineering Materials, esse plástico já é utilizado em vários bens de consumo, mas as peças automotivas até agora não estavam na lista. Depois de ser lavado e seco, ele é extrudado em pequenos grânulos e moldado por injeção pelo fornecedor HellermannTyton.

A Ford já estuda produzir outras peças, como suportes de transmissão, protetores de cabos e trilhos laterais de assoalho, que podem ser atendidas pelas características de resistência e durabilidade do material.