Buzinar é uma infração de trânsito?

É verdade que buzinar é uma infração? O estresse no trânsito faz parte da rotina de muitas pessoas, mas em algumas situações esse estado emocional sai do controle fazendo com o que condutor dispare a buzina do carro com intensidade. Outros motivos fazem o motorista apertar a buzina. Porém, buzinar ininterruptamente, é uma prática considerada como infração.

Buzinar em meio ao engarrafamento é considerado um uso indevido, passível de punição. A infração é leve, com multa de R$ 88,38. Não há suspensão da CNH, mas o condutor perde três pontos. Usar a buzina de modo prolongado, ou entre às 22h e 6h da manhã em locais e horários proibidos pela sinalização, também é considerado como infração.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a buzina deverá ser usada de forma breve, somente para alertar os demais. Dessa forma, não haverá multas. Segundo o artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor do veículo só poderá fazer uso da buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações: I – em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos; II – prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto; III – entre as vinte e duas e às seis horas; IV – em locais e horários proibidos pela sinalização; V – em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo CONTRAN.

Como usar a buzina corretamente?

Para evitar ainda acarretar multas e possíveis conflitos no trânsito, separamos algumas dicas para que você possa usar a buzina de forma apropriada, veja:

1) Procure utilizar a buzina fora das áreas urbanas, use somente em casos de necessidade, como para avisar o condutor que tem o propósito de ultrapassá-lo;

2) Jamais utilize a buzina na frente de hospitais e outros locais onde há a placa de indicativa de proibição;

3) É possível dar toques rápidos de alerta em cruzamentos, para ceder a vez para outro motorista, para avisar pedestres desatentos que o sinal fechou e que ele já pode atravessar ou até mesmo para avisar motoristas distraídos quando o sinal abriu.