Caça-Fantasmas

ghostbusters-2016-trailers-tv-spots-posters1

Por André Roedel

Representatividade: essa é a palavra do momento em Hollywood. Apostando nos públicos que historicamente sempre deixou de lado (como o feminino, o negro e o LGBT), a indústria cinematográfica aos poucos vem realizando filmes para alcançá-los. É o caso de Caça-Fantasmas, nova versão do clássico de 1984, agora só com mulheres como protagonistas.

Esse “remake” foi alvo de várias polêmicas antes mesmo de ser lançado. Uma campanha machista foi deflagrada quando a Sony anunciou que o filme teria protagonismo feminino. A recepção ruim foi tão grande que o trailer no YouTube bateu um recorde negativo: mais de 900 mil pessoas clicaram no botão “Não Gostei”. Só que o filme não faz jus a essa negatividade toda, porque Caça-Fantasmas é uma das produções mais divertidas do ano. É, talvez, a melhor comédia de 2016.

Tudo por conta das quatro mulheres que foram tão execradas pelo público. Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones estão simplesmente fabulosas no longa. O timing delas para o humor é único. Quase não existem piadas que não funcionam ao longo das quase duas horas de duração do filme. Ponto também para o diretor Paul Feig, que soube dosar as cenas mais aventurescas com as de comédia e as de susto – sim, existem alguns momentos em que a comédia Caça-Fantasmas sabe assustar melhor que muito filme de terror lançado ultimamente.

A trama é bem simples e próxima do filme original: Erin Gilbert (Kristen Wiig), professora universitária que escreveu anos atrás um livro sobre a existência de fantasmas em parceria com a colega Abby Yates (Melissa McCarthy), é descoberta por seus pares acadêmicos e perde o emprego. Quando Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do metrô de Nova York, presencia estranhos eventos no subterrâneo, Erin, Abby e Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) se unem e tornam-se as Caça-Fantasmas.

Além das quatro (que mandam bem também nas cenas de ação), o filme conta com Chris Hemsworth, o eterno Thor, no hilário papel do recepcionista loiro (e burro) Kevin – personagem que serve para quebrar qualquer estereótipo imposto pela sociedade. Isso sem falar do exemplo que as quatro protagonistas dão a uma geração de garotas que querem ser representadas nas telonas.

Caça-Fantasmas ainda aposta na nostalgia, reverenciando o longa de 1984 ao contar com as participações pra lá de especiais de Bill Murray, Ernie Hudson, Dan Aykroyd e Sigourney Weaver e também com a clássica música-tema. Enfim, é uma comédia competentíssima e que vale o ingresso.