A cada dia, seis motoristas têm a carteira de habilitação suspensa na cidade de Itu

Dados são dos nove primeiros meses de 2017, fornecidos pelo Detran.SP. Suspensão ocorre após condutor atingir 20 pontos na CNH

A cada dia, uma média de seis motoristas tiveram a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa na cidade de Itu. Os dados são referentes ao ano de 2017, entre janeiro e setembro. Ao todo, neste período, 1.729 condutores ficaram impedidos de dirigir por um ano. Em 2016, nos doze meses, o número foi de 2.238. As informações são do Detran de São Paulo.

Segundo o departamento, condutor não tem a habilitação suspensa imediatamente após somar os 20 pontos na CNH. Ele é notificado pelo Detran.SP sobre a abertura do processo e tem o direito de apresentar defesa em diversas instâncias, conforme garante a legislação federal. O recurso pode ser apresentado de forma online no portal www.detran.sp.gov.br.

Ao ter a suspensão decretada, o cidadão recebe uma notificação para comparecer à unidade do Detran.SP, entregar a habilitação e assinar o termo de suspensão, quando terá início o cumprimento da pena. A partir desse momento, o motorista está impedido de dirigir. Caso conduza qualquer veículo, poderá ter a habilitação cassada por dois anos.

Depois de cumprir a suspensão, a CNH será restituída e o motorista poderá voltar ao volante após apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem – oferecido pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de forma presencial ou a distância. Quem tem a habilitação cassada, além da reciclagem, tem de refazer os exames médico, psicotécnico, teórico e prático de direção veicular.

A grade curricular do curso de reciclagem abrange legislação de trânsito (12h), direção defensiva (8h), noções de primeiros socorros no trânsito (4h) e relacionamento interpessoal (6h). O condutor tem de fazer uma prova de 30 questões e acertar pelo menos 21 (70%) para ser aprovado.

O Detran.SP não forneceu informações mais detalhadas do perfil dos motoristas que tiveram a CNH suspensa. Porém, informou os dados referentes a outras duas cidades da região: Salto e Indaiatuba. Na primeira, durante todo ano de 2016, foram suspensas as cartas de 1.110 motoristas. Já nos nove primeiros meses de 2017, foram 789. Na segunda cidade, foram 2.112 CNHs suspensas em 2016 e 1.860 entre janeiro e setembro de 2017.