Café: da África para o Mundo

Ao longo dos séculos, grãos foram difundidos e, após a descoberta da “bebida”, produto ganhou valor comercial

Daniel Nápoli

Mundialmente consumido, o café tem a sua história de origem no século IX. Vindo das terras altas da Etiópia, difundiu-se em todo o planeta através do Egito e da Europa. “Café” é derivada da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Na Antiguidade, tribos africanas moíam os grãos de café para fazer uma pasta com o intuito de aumentar as forças de seus guerreiros e também alimentar os animais da região.

Anos depois, em 1475 na cidade de Constantinopla (atualmente denominada Istambul), na Turquia, foi criada a primeira loja de café do mundo, se expandindo para outros pontos da Europa nos séculos seguintes, com curiosidades. Em 1570, por exemplo, o café foi introduzido na Itália, mas só foi liberado após o Papa Clemente provar a bebida, uma vez que a mesma era considerada maometana (ligada ao profeta Maomé, que originou o islamismo), sendo até aquele momento proibido o consumo entre os cristãos.

Outra curiosidade vem da França, quando foi adicionado açúcar ao café pela primeira vez, no ano de 1713 durante o reinado de Luís XIV. No Brasil, o café chegou de maneira “curiosa”. Em uma viagem à Guiana Francesa, Francisco de Melo Palheta, a pedido do governador do Estado do Grão-Pará, tinha a missão de conseguir mudas de café, uma vez que na época já possuía um considerável valor comercial.

Após conquistar a confiança de governantes locais, trouxe para o Brasil uma muda de café-arábico de maneira clandestina, tendo suas primeiras plantações no país no atual Estado do Pará e, posteriormente, na Bahia e no Maranhão.

Atualmente no Brasil, são consumidas, por ano, 20 milhões de sacas de café, o correspondente a 173 bilhões de xícaras de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Já segundo informações da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o estado com maior produção de café no país, com 26,6 milhões de sacas, correspondente a 50% da produção nacional e 17% da mundial.

Café gelado com leite condensado

Uma boa pedida para as altas temperaturas do verão é o café gelado com leite condensado, bastante tradicional em parte da Espanha. Confira a receita:

Ingredientes

– 4 copos de café forte e quente

– ¼ copo de leite condensado

– 2 copos de leite

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o café com leite condensado e deixe esfriar. Quando estiver na temperatura ambiente, adicione o leite e coloque na geladeira para ficar bem gelada. Sirva em copo com gelo.

Fotos – Divulgação