Caged: Itu gerou 124 novos empregos no mês de outubro

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itu, localizado no andar térreo da Prefeitura, oferece semanalmente novas vagas em diversas áreas Foto: Arquivo/Prefeitura de Itu

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de outubro mostram resultado positivo pelo sétimo mês consecutivo na geração de empregos formais no país. O saldo nacional registrado é de 70.852 novas vagas, resultado de 1.365.054 admissões e 1.294.202 desligamentos no período. Em Itu, o saldo apontado foi de 124 novos postos de trabalho.

Divulgado na última quinta-feira (21) pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o resultado mostra ainda que a cidade está perto de atingir a marca de 1 mil empregos gerados ao longo de 2019. Atualmente, são 988 de saldo positivo.

Apenas um mês neste ano teve saldo negativo: junho, que apontou menos 83 postos de trabalho. O melhor mês segue sendo agosto, em que a cidade atingiu o recorde de 314 novas vagas – sendo a melhor de toda a região metropolitana de Sorocaba e até de cidades como Indaiatuba.

Em outubro, foram 1.660 admissões contra 1.536 desligamentos. O setor que mais contratou foi o Comércio, já na esteira das vendas de final de ano. Foram 102 novos empregos gerados na área. A Indústria gerou 28 vagas e o setor de Construção Civil abriu 24. O setor de Serviços, porém, teve saldo negativo de 20.

O Caged é divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia e traz o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os dados são públicos e podem ser consultados por qualquer cidadão através do link bit.ly/caged-jp.