CAIXA reinicia o pagamento das cotas do PIS para todas as idades

A Caixa Econômica Federal iniciou na quarta-feira (08) nova fase de pagamento das cotas do PIS para todas as idades. Mais de 20 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988 tem direito ao saque. O saque do benefício, de acordo com a Lei 13.677/2018, ficou bloqueado por mais de 30 dias para que fosse aplicada a correção aos valores, que foram reajustados em 8,9741%.

Os correntistas da CAIXA tiveram seus valores creditados em conta na quarta-feira. O pagamento para os demais beneficiários será iniciado na próxima terça-feira (14). O valor do montante de benefícios ultrapassa os R$ 29 bilhões e os saques podem ser realizados até 28 de setembro.

Pouco mais de R$ 3,3 bilhões do montante pertence a aproximadamente 4,4 milhões de pessoas com contas ativas na CAIXA. Os valores referentes às cotas são creditados diretamente em suas contas e já podem ser sacados desde quinta-feira (09).

Muitas pessoas que possuem direito ao saque das cotas do PIS ainda não procuraram a CAIXA para receber seus recursos. Para saber se tem direito, o cidadão deve acessar o site exclusivo www.caixa.gov.br/cotaspis. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber e os procedimentos necessários para realização do saque. Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou pelo Internet Banking, se correntista da CAIXA, na opção “Serviços ao Cidadão”.

Quem pode sacar

Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação. A Lei 13.677/2018 abriu uma janela temporal para que todos os cotistas do PIS possam realizar o saque dos valores constantes nas contas individuais. Até o dia 28 de setembro, todos os cotistas terão direito ao saque.

As demais regras de saque não foram modificadas. Assim, os cotistas que completarem 60 anos após 28 de setembro podem sacar o saldo de cotas do PIS. O saque também é permitido nos casos de aposentadoria, pessoas em situação de invalidez (inclusive seus dependentes), pessoas acometidas por enfermidades específicas, participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e herdeiros de cotistas falecidos.

Um comentário em “CAIXA reinicia o pagamento das cotas do PIS para todas as idades

  • 20 de agosto de 2018 em 10:57
    Permalink

    Quero saber se eu tenho algo para receber do meu Pis

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *