Câmara aprova reconhecimento público à Assatemec

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última terça-feira (22) contou com a aprovação do projeto de decreto legislativo nº 32/2020, de autoria do vereador Macruz (PDT), que dispõe sobre a concessão do título de reconhecimento público à Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho – Assatemec.

 A proposta foi enaltecida pelos vereadores, que destacaram o trabalho da entidade em preservar e fomentar a cultura. Em seguida, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de decreto legislativo nº 33/2020, que concede o título de cidadão ituano ao jornalista André Roedel, chefe de redação do JP, que nasceu em Salto, mas residiu a vida toda em Itu.

  Também foram aprovados, agora em 2ª discussão, três projetos de autoria do vereador Thiago Gonçales (PL), que declara de utilidade pública o Centro Espírita Pai Xangô, o Templo Sagrado Obaluaê Iansã Senhor Ogum Casa Senhor Zé Pilintra e a Tenda de Umbanda Caboclo Gira Mundon – este último também teve participação de Macruz (PDT). Apenas os vereadores José Galvão (DEM) e Maria do Carmo Piunti (PSC) foram contra.

 Na próxima semana, por ser a quinta terça-feira do mês, não haverá sessão ordinária da Câmara. O Legislativo ituano retoma os trabalhos no dia 6 de outubro, às 16h.

Palavra Livre

Na Palavra Livre, Maria do Carmo Piunti voltou a reclamar do fluxo de trânsito na Rua Dr. Graciano Geribello, que foi transformada em mão dupla no ano passado. Ela declarou que vários acidentes estão acontecendo na via em decorrência disso.

 A vereadora ainda abordou a questão da água. “Parece que o problema da água realmente não está resolvido em nossa cidade”, alegou. O tema também foi citado por José Galvão, que relatou a circulação de caminhões-pipa pela cidade – o vereador apresentou um requerimento sobre o tema, que foi aprovado por unanimidade.

 Galvão também abordou a resposta a um requerimento feito por ele sobre a redução da oferta de linhas de ônibus na área rural. O retorno dado pela Prefeitura explica que a diminuição se deu por conta da pandemia e que foram feitas pesquisas para chegar ao novo formato. O vereador lamentou a resposta e disse que isso só favoreceu a concessionária.     

Já Dr. Sérgio Castanheira (Cidadania) falou do polêmico projeto de lei 529/20, de autoria do Governo de SP que tramita na Alesp e visa extinguir diversas entidades públicas. Ele falou especificamente sobre a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), que é de sua área no Centro de Controle de Zoonoses.

“Ele (governador João Doria) está querendo reduzir gastos. Até tem uma frase bonita: ‘reduzir gastos custe o que custar’. Mas vai custar a saúde da população do estado de São Paulo”, afirmou o vereador, pedindo uma mobilização de todas as Câmaras contra a aprovação do projeto, que impactará nas finanças dos municípios.

 O vereador Luciano do Secom (PL), pré-candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Guilherme Gazzola (PL), reclamou de “indiretas” que teriam sido feitas por um diretor da Secretaria de Meio Ambiente após este ter feito pedidos de poda de árvores.

  “Só quis colocar um limite nisso. Tem uma hora que as pessoas que trabalham para a Prefeitura têm que ter um limite. Se é parceiro, é parceiro”, disse o vereador. Dito Roque (PL) pediu que Luciano “não se preocupe tanto, porque deve ser uma pessoa que está preocupada em ser contra a cidade”.