Câmara de Itu devolve R$ 800 mil para auxiliar Prefeitura no combate ao coronavírus

Foto – André Roedel Presidente Ricardo Giordani, prefeito Guilherme Gazzola e secretária de saúde, Janaina Guerino de Camargo

O presidente da Câmara, Dr. Ricardo Giordani, entregou ao prefeito Guilherme Gazzola, um cheque no valor de R$ 800 mil para colaborar com ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, causador da doença Covid-19.

O montante corresponde à economia orçamentária realizada no primeiro trimestre de 2020. De acordo com o presidente Dr. Ricardo Giordani, a decisão de devolver aos cofres da Prefeitura de Itu parte do orçamento neste momento em que o município se encontra em Situação de Emergência reitera o compromisso da Câmara com a população ituana. Normalmente, a devolução do orçamento que não foi gasto costuma ocorrerm em dezembro.

O orçamento público municipal é definido através do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que são de competência do Poder Executivo (Prefeitura). A Câmara recebe um repasse da Prefeitura anualmente e cabe à Presidência  do Legislativo administrá-lo ao longo do ano.

Confira outras medidas adotadas pela Câmara para colaborar com o município neste momento de crise:

Frota à disposição da Saúde

Desde a última segunda-feira (23), a frota de carros oficiais da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu está à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para uso na campanha de vacinação contra gripe e em ações relacionadas à pandemia de Covid-19.

De acordo com o presidente da Câmara, o momento exige ação colaborativa entre os poderes e a medida é fundamental para que os serviços essenciais e o atendimento à população e não sejam prejudicados.

Sessões remotas

O Legislativo Ituano também estuda maneiras de se viabilizar as votações via internet para que os trabalhos da Câmara não sejam paralisados no período de expediente administrativo suspenso em prevenção à Covid-19. “Espera-se que a primeira sessão remota ocorra em 7 de abril, primeira terça-feira do mês, data que já estava prevista a 9ª Sessão Ordinária. É um momento de crise  e todos devemos nos adaptar e colaborar para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”, conclui Giordani.

A Câmara de Itu reforça que permanece à disposição para contribuir com a redução de transtornos enfrentados pelos munícipes neste momento.

Foto – André Roedel

Presidente Ricardo Giordani, prefeito Guilherme Gazzola e secretária de saúde, Janaina Guerino de Camargo