Câmara Municipal aprova contas de 2018 de Gazzola

Na sessão ordinária de terça-feira (1º), em discussão única, a Câmara de Vereadores de Itu aprovou o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento favorável às contas do prefeito Guilherme Gazzola (PL) no exercício de 2018, seu segundo ano no comando da Prefeitura de Itu.

Maria do Carmo Piunti (PSC) se manifestou durante a discussão. Para ela, é um absurdo um órgão técnico como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) dar como parecer “aprovado com ressalvas”. “Aliás, isso só vem acontecendo nos últimos anos”, disse ela. “Ou aprova ou não aprova. Se tem ressalvas, não tem que aprovar”, afirmou.

Apenas ela e Dr. José Galvão (DEM) foram contrários à aprovação do parecer da comissão, que é formada pelos vereadores Dr. Henrique de Paula (PDT), Thiago Gonçales (PL) e presidida por Mané da Saúde (PDT). Giva Silva (Cidadania) comentou a fala de Maria do Carmo.

“O parecer do tribunal é meramente técnico. Quem conhece os detalhes da cidade são os vereadores. São eles que acompanham o que acontece na aplicação do dinheiro”, declarou, apontando que tinha a mesma visão da colega, quando dizia que o TCE parece “água de salsicha”.

Já Galvão justificou seu voto contrário à série de apontamentos feitos pelo tribunal. “O tribunal de contas é o órgão que fiscaliza o agente político”, disse. Dito Roque (PL), porém, disse que os apontamentos feitos pelo tribunal são “falhas fáceis de serem corrigidas”, e que se o TCE quisesse rejeitar as contas, não aprovava com ressalvas.