Câmaras se unem e debatem melhorias na Saúde da região de Itu e Sorocaba

A convite do Presidente da Câmara de Sorocaba Rodrigo Manga, o Presidente do Legislativo Ituano Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde) e o vereador Normino da Rádio participaram, na manhã da última segunda-feira (26), de uma reunião da Frente Parlamentar Regional em Socorro à Saúde (FPRSS). O evento contou com a presença de cerca de 100 vereadores de 36 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) XVI.

A Frente Parlamentar Regional tem como objetivos mobilizar, em prol da saúde, as Câmaras de Vereadores dos 48 municípios que integram o DRS Sorocaba; analisar a demanda de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no âmbito do DRS XVI; e diagnosticar a estrutura física e humana de atendimento do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) em face da demanda oriunda de toda a região.

Foram estabelecidas quatro metas imediatas: tratamento oncológico, cirurgias ginecológicas, hemodiálise e tratamento para dependência química. Existe a expectativa de um novo encontro da FPRSS acontecer em Itu. Mané da Saúde frisou que a Câmara de Itu está à disposição e falou sobre a relevância da Frente Parlamentar Regional para as cidades menores. “Juntas, as cidades somam mais de dois milhões de habitantes. O projeto tem tudo para dar certo e a região vai ganhar força. Vamos formar a nossa comissão e começar os trabalhos e eu, com certeza, irei participar”.

Normino da Rádio declarou estar entusiasmado com a proposta. “Se funcionar de maneira apartidária e existir um sentimento puro de ser humano olhando para as pessoas, teremos bons êxitos. Serão mais de 400 vereadores na frente parlamentar para pressionar o Poder Executivo a nível Estadual e Federal a dividir melhor os recursos para as regiões que mais precisam”, disse.