Câmeras da “Muralha Eletrônica” visam reduzir criminalidade em 20% na cidade

Equipamentos visam identificar veículos irregulares e suspeitos que entram e saem da cidade, não sendo utilizados para multas

O principal objetivo do sistema é identificar veículos irregulares e suspeitos/ Foto – Beto Silvestre/Prefeitura de Itu

A instalação das câmeras que integram o sistema de monitoramento denominado “Muralha Eletrônica” já está em andamento, devendo ser concluída até o final do próximo mês de setembro. O principal objetivo desse sistema, que está sendo implantado pela Prefeitura por meio de sua Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, é identificar veículos irregulares e suspeitos com o uso do software de gestão dos equipamentos para gerenciar as ações cabíveis caso a caso.

“Muralha Eletrônica é um sistema de monitoramento inteligente de todas as entradas e saídas da cidade, identificando os veículos que passarem pelos pontos onde foram instaladas as câmeras. Em Itu serão 17 pontos de coleta de imagens com 47 câmeras instaladas”, explica o secretário municipal da pasta, Hércules Domingues. Somam-se a essas câmeras mais 42 instaladas que compõem o monitoramento local.

O secretário esclarece ainda que as informações são coletadas por um software e toda vez que um veículo suspeito entrar ou sair da cidade, um alarme no centro de operações será acionado. “Então, uma viatura é despachada para o local de ocorrência, aumentando assim nossa capacidade de resposta. Os Guardas Civis Municipais (GCMs) que trabalharão no centro de operações estão sendo treinados para operar o sistema e receberão treinamento constante”, ressalta.

Esse trabalho de monitoramento inteligente será realizado em conjunto com as polícias militar, civil e rodoviária. A partir da implantação da Muralha Eletrônica, Itu passará a fazer parte de um conjunto de municípios que trocam informações sobre as ocorrências locais, formando uma base de inteligência na solução de crimes.

 

Um dos municípios em que a “Muralha Eletrônica” funciona – e com bons índices de redução da criminalidade – é Indaiatuba. “Roubo de carro em Indaiatuba praticamente não tem, saidinha de banco também”, disse o secretário Hércules ao JP. O sistema ituano, aliás, comunica com o indaiatubano.

Com o novo sistema, o Governo espera uma redução imediata de 20% na criminalidade local – podendo chegar a 70%. “E qual a consequência disso para o cidadão além da segurança? Diminui preço de seguro, por exemplo”, disse o secretário de Governo de Itu, Rodrigo Tomba. A empresa responsável pelas câmeras é a Multiway, com um contrato de aluguel de três anos (valor mensal de R$ 135 mil por mês).

Radares

A Prefeitura reforça que as câmeras não serão usadas para aplicação de multa. Aliás, os radares móveis, desde o começo desta administração, não são usados. Segundo informações apuradas pelo Periscópio, serão licitados radares fixos para pontos específicos, como na Avenida Galileu Bicudo.

Ainda de acordo com o Poder Público, o custo anterior com o aluguel dos radares móveis era maior do que se arrecadava em multa. Por isso, a instalação de novos fiscalizadores eletrônicos será feita apenas pelo caráter de segurança.

2 comentários em “Câmeras da “Muralha Eletrônica” visam reduzir criminalidade em 20% na cidade

  • 29/08/2018 em 19:39
    Permalink

    Sinceramente eu gostaria que todos os veículos municipais tivessem GPS, disponibilizando mensalmente relatório, no portal da transparência, Km rodado, usuário, secretária, o roteiro, horários, gastos mensais com combustíveis, se alugados o valor da locação, etc…, para fiscalização do patrão: O contribuinte ituano.

  • 10/04/2019 em 07:42
    Permalink

    Só acho que estas “Muralhas Eletrônicas” deveriam ser identificadas como tal, pois muitas pessoas não tem o conhecimento se é somente para monitoramento ou se é radar.

Os comentários estão desativados.