Caminhada e seus benefícios para a saúde

Conheça algumas dicas para que a prática seja prazerosa e saudável

Foto: Divulgação

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo. Independente da intensidade da caminhada de sua escolha, a consulta com um profissional da saúde é indispensável.

Redução do inchaço nas pernas e tornozelos, prevenção da obesidade e ajuda na perda de peso, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento de todos os músculos do corpo, melhora da postura corporal, melhora da ansiedade e estresse, relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros e até prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão, são alguns dos maiores benefícios da caminhada.

A caminhada na gravidez também é uma ótima opção para gestantes que não querem ficar com inchaços excessivos e também melhorarem a disposição, mas a gestante deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar qualquer exercício físico. Na melhor idade, a caminhada é muito benéfica, mas também deve ser acompanhada por profissionais.

A prática da caminhada pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar. Para que a caminhada seja saudável e queime calorias, é importante seguir algumas instruções básicas:

  • Caminhar diariamente: se feita diariamente, a caminhada ajuda a emagrecer e, quando feita em local tranquilo, pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse;
  • Alimentar-se bem: a caminhada em jejum não é beneficia para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios. O ideal é ingerir carboidratos e frutas, que proporcionem energia;
  • Conforto e saúde: utilizar calçado confortável e roupas leves auxilia na prática da atividade física. Filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné também faz diferença. Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada é o ideal;
  • Horário: evitar horários mais quentes, como entre as 11h e 14h, é melhor para a disposição durante a prática;
  • Alongamento: fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, para ativar a circulação e prevenir as cãibras, é essencial.