Campanha “Agosto Verde Claro” terá palestra em Itu

Você já ouviu falar na campanha “Agosto Verde Claro”? Agosto é o mês da conscientização de combate aos linfomas. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a relevância do diagnóstico precoce.  Pensando na importância da campanha, o Mais Vida realizará uma palestra com a oncohematologista Dra. Jamille Cunha.

A ação vai acontecer na sede do Mais Vida em Itu, na terça-feira (09), às 10h. O evento é aberto ao público. O Mais Vida de Itu fica na Rua Vicente Pavani, 125, Jardim Convenção. Para mais informações, basta ligar no telefone (11) 4023-5107.

Vale lembrar que linfomas são um grupo de neoplasias originadas no sistema linfoide, local do nosso organismo onde habitam as células imunológicas, que são responsáveis pela defesa do corpo a agentes externos, como infecções. O sistema linfoide é representado principalmente pelos linfonodos, os gânglios ou ínguas, mas, eventualmente, os linfomas também podem infiltrar outros órgãos ou a medula óssea.

A prevenção da doença pode ser feita por meio de hábitos de vida saudáveis, com exercício físico e dieta rica em verdura e frutas. Também é importante evitar exposição a produtos químicos que podem ser carcinogênicos a longo prazo, como os agrotóxicos, derivados do benzeno e solventes.

Para os profissionais destas áreas é sempre recomendado o uso de equipamento de proteção individual (EPI). O autocuidado é primordial já que na maior parte das vezes a percepção de algum “caroço” é feita pelo próprio paciente.