Campanha arrecada donativos para haitiano que viveu em Itu

Uma campanha para arrecadar donativos ao jovem haitiano Sadams Dossou, de 22 anos, foi iniciada pela internet. Sadou, como é conhecido, morou um ano em Itu por meio do intercâmbio do Rotary. Ele estudou um ano no Colégio Almeida Júnior e hoje mora em Porto Príncipe, capital do Haiti.

Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, o país caribenho se encontra em meio a uma crise humanitária crônica, provocada por uma conjunção de fatores como instabilidade política, violência e desastres naturais recorrentes. Somente nos últimos dez anos, o Haiti sofreu 20 grandes desastres naturais. Para piorar, o presidente do país, Jovenel Moïse, foi torturado e morto a tiros em sua casa na capital haitiana em 7 de julho.

De lá pra cá, a situação piorou, com muitos moradores com receito até de sair de suas casas. “A gente conversa com ele com uma certa frequência, a situação no país está muito ruim. Depois que o presidente foi assassinado piorou ainda mais. A cidade está muito perigosa, depois que escurece toda a família não sai de casa com medo de uma espécie de milícia que tem lá agora”, conta a estudante Nicole Bernardi, que recebeu Sadou em sua casa por três meses quando ele esteve em Itu.

“Ele vive com mais sete pessoas na casa, mãe solo e só ela trabalha. O emprego da mãe não é fixo, ela faz bico, então a renda não é fixa. Eles não têm dinheiro para comprar comida e nem remédio. Não tem muita oferta de emprego, é muito difícil jovem trabalhar por lá”, prossegue Nicole.      

Para colaborar com o rapaz, a estudante criou uma conta só para receber as doações. Quem quiser e puder ajudar, basta doar qualquer valor através da chave Pix é nicoleitu@gmail.com.