Campanha de Vacinação contra Gripe começa na segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira (23) e prossegue até dia 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, com o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

Neste ano devem se vacinar: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) – a partir de 2 de maio –, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores de saúde (redes pública e privada) – a partir do dia 23 –, professores (redes pública e privada), pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais (mediante prescrição médica) e  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional – a partir de 9 de maio.

Os sinais e sintomas da doença são variáveis, desde a infecção sem sintomas até formas graves. A manifestação mais comum da síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.