Campanha de Vacinação contra a pólio e sarampo começa no mês que vem em Itu

No período de 6 a 31 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. Em Itu, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e no dia “D” de divulgação e mobilização, 18 de agosto, das 8h às 17h. Em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde também promoverá um dia “D” em 4 de agosto, das 8h às 17h, em todas as UBSs.

De acordo com determinação do Governo Federal, a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias (vacina indiscriminada, não sendo vacinadas as crianças com as contraindicações específicas). A Secretaria de Saúde orienta os pais ou responsáveis pelas crianças nessa faixa etária a procurarem a UBS mais próxima de onde residem. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é alcançar, no mínimo, 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.   A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Os principais sinais de sarampo são febre alta (acima de 38,5ºC); dor de cabeça; manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, casos de sarampo e poliomielite aumentaram no ano passado no mundo inteiro. De acordo com as organizações, esse aumento dos casos pode ter sido resultado da baixa cobertura vacinal em alguns países. No período analisado foram registrados 173.330 casos de sarampo, sendo que 775 desses casos foram na região das Américas. Já para poliomielite foram registrados 96 casos, um aumento de 54 casos em relação a 2016. Desses casos, nenhum foi confirmado na região das Américas.