Campanha “Doe Vida, Doe Medula” acontecerá no fim do mês

No dia 27 de julho, vai acontecer em Itu a campanha “Doe Vida, Doe Medula”, no Sesi (Rua José Bruni, 201, bairro São Luiz), das 9h às 13h. O evento tem como objetivo incentivar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea, além de conscientizar a população da importância de ser doador.

A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador, além de ser um ato de solidariedade que pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura.

Para o cadastro, os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5 ml de sangue para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente, que sendo compatível será chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Para doar, você deve ter entre 18 a 54 anos, dispor de boa saúde, não estar em jejum e estar com documentos com fotos em mãos. Não poderá ser um doador pessoas que já tenham contraído hepatites B ou C, ter feito rádio ou quimioterapia, ser dependente de insulina, ter doenças infecciosas e já ter sido cadastrado anteriormente.