Campanha Nacional de Multivacinação tem início nos postos de Itu

Em Itu, haverá vacinação nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira e no “Dia V” (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

A partir de 1º de outubro (sendo 16 de outubro o Dia “V”) será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, a fim de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos.

Em Itu, haverá vacinação nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no dia V (16 de outubro), nos mesmos locais e horários. É importante que a Caderneta de Vacinação seja apresentada ao profissional de saúde, para que possa ser feita a conferência do esquema vacinal.

Para essa Campanha de Multivacinação, excepcionalmente, a atualização da vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos, com vacinas inativadas do Calendário de Vacinação, não necessita aguardar 14 dias de intervalo com a vacina contra a Covid 19 (laboratório Pfizer), considerando o não alcance das metas de cobertura vacinal e a necessidade da recuperação dos esquemas vacinais em atraso.

Sarampo

Durante a campanha também haverá intensificação da vacinação contra o sarampo no estado de São Paulo, que ainda tem confirmado casos da doença em 2021 e, portanto, mantém a necessidade de manutenção da estratégia de intensificação (vacinação seletiva) com a vacina tríplice viral.

Portanto, devem receber a vacina contra o sarampo crianças de seis meses a 11 meses, pessoas de 1 ano a 29 anos (duas doses da vacina na vida) e pessoas de 30 a 60 anos (uma dose da vacina na vida). Em caso de dúvida se o esquema vacinal do sarampo está completo, basta se dirigir até uma UBS portando a Carteira de Vacinação para orientações.