Campeã paralímpica é homenageada na Prefeitura de Itu

Mariana, Valdecir e autoridades com a bandeira de Itu que foi levada para o Japão (Foto: André Roedel)

A medalhista paralímpica ituana Mariana D’Andrea e o técnico da Seleção Brasileira de Halterofilismo Paralímpico, Valdecir Lopes da Silva, foram recebidos pelo prefeito Guilherme Gazzola (PL) e pela Guarda de Honra da GCM de Itu, na quarta-feira (1º), no saguão da Prefeitura.

Participaram da cerimônia os vereadores Dito Roque (PL) e Donizetti André (Republicanos), o secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, secretários e diretores, e diversos munícipes, que aproveitaram para “tietar” a campeã.

Mariana retornou ao Brasil nesta semana com a medalha de ouro do halterofilismo na categoria até 73 kg, conquistada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ela sagrou-se campeã após erguer 137kg.

O prefeito ressaltou que a conquista de Mariana representa o “que chamamos de superação, de exemplo, de vitória de vida e que ela é um orgulho para a cidade de Itu no aspecto esportivo”. Ele parabenizou a atleta e ao seu técnico pelo brilhante desempenho nos Jogos Paralímpicos e os agradeceu pela emoção que proporcionaram aos brasileiros, de modo especial, aos ituanos.

Ao longo de sua história no esporte, Mariana tem colecionado excelentes resultados como as medalhas de ouro da Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, disputada neste ano, e dos Jogos Parapan-Americanos de 2019.

Emoção

Ao JP, Mariana contou como foi a sensação após o título paralímpico. “Foi uma emoção muito forte. Eu nem acreditei”, disse ela, que afirmou que estava tranquila durante a competição. A atleta, que foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro na modalidade, conta que vem recebendo muito carinho dos familiares, amigos e ituanos em geral. “Estou muito feliz mesmo, muito grata”.

A ituana contou que se adaptou bem ao Japão, mas por ter comida brasileira. “Se não tivesse, acho que seria bem difícil”, brinca ela, que já se prepara para os próximos Jogos, que acontecerão em Paris, na França, em 2024.

O prefeito enalteceu a segunda conquista esportiva em duas semanas – lembrando o título do Ituano Basquete na LBF. “Vamos tentar melhorar cada vez mais. Quando você tem uma conquista dessa magnitude, você estimula a nova geração. Isso é o importante no esporte de ponta”, declarou ele, lembrando que desde o primeiro dia de seu mandato tem estimulado o paradesporto em Itu.