Captação de múltiplos órgãos foi realizada na última quarta-feira

Crédito: Nando Reffer

Na última quarta-feira (13), no período da tarde, foi realizada uma captação de múltiplos órgãos no Hospital São Camilo.  O doador tinha 36 anos de idade e faleceu em Itu na terça-feira (12). A doação cumpriu todas as etapas do protocolo de morte encefálica.

Os órgãos captados foram coração, pulmão, fígado, rins e córneas. Estes foram distribuídos pela Central de Transplantes segundo compatibilidade e fila de espera pelos órgãos e tecidos. O Helicóptero Águia 02, da base da Polícia Militar do Campo de Marte, foi utilizado para transportar dois órgãos de Itu a São Paulo.

A cirurgia para retirada dos órgãos foi feita no Hospital São Camilo. Coração e pulmão foram encaminhados para o INCOR, o fígado foi levado para o Hospital de São José dos Campos, as córneas foram para Hospital Oftalmológico de Sorocaba e os rins aguardam na OPO (Organização de Procura de Órgãos) serem distribuídos pela Central de Transplantes.

“Todo este processo foi realizado com muito sucesso, mas sabemos o quanto foi importante para a família do doador tomar esta decisão e não podemos esquecer de agradecer este ato de amor”, afirmou a Assistente Social Fabiana Cavalcante.

Toda vez em que há potencial doador e há autorização na doação após o óbito (cumprindo todas as etapas do protocolo de morte encefálica), a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CHIDOTT) do hospital comunica a OPO (Organização de Procura de Órgãos), e então todos os procedimentos sequenciais ficam sob responsabilidade da OPO.