Carangas recebe o Ford Maverick Clube no sábado em nova edição de projeto

Veículo produzido pela Ford no final dos anos 1960 reúne diversos aficionados pelo Brasil (Foto: Divulgação)

Neste sábado (27), a partir das 13h30, dando continuidade ao projeto especial de 2021, o Carangas de Itu (grupo de colecionadores de carros antigos que promove diversas ações sociais na cidade) recebe o Ford Maverick Clube do Brasil, o até então único clube exclusivo de Maverick filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. Na oportunidade, membros dos clubes irão se confraternizar e trocar experiências.

A ideia do projeto, conforme explica o presidente do Carangas Ruy Zotarelli, é atrair amantes dos carros antigos para Itu e mostrar o que a cidade tem de melhor, ajudando a fomentar o turismo e a economia local – principalmente após a pandemia, quando há a intenção de reuniões maiores.

O Maverick foi um carro apresentado ao mercado americano  pela Ford em 1969 nos EUA para competir no mercado de com os carros compactos  europeus e japoneses – carros esses que estavam  em alta e ganhando uma grande  expressão em vendas no mercado americano, No início dos anos 1970, com a crise do petróleo, o Maverick era uma opção para um compacto com um a motor 4cc mais econômico. Sendo assim, já em seu primeiro ano de fabricação, dividia a liderança do mercado de vendas americano com o VW Fusca.

Em 1973 o tão desejado Maverick chega ao Brasil, sendo um sucesso de vendas até o fim de sua produção aqui, em 1979, com versões cupê , sedan 4 portas, todos com opção de motorização 4cc, 6cc e 8cc. O nome de batismo desse pelo exemplar de sucesso da Ford vem do sobrenome de um fazendeiro criador de gado do Texas (EUA), Sr. Samuel Maverick, que não aceitava marcar seus gados com ferro.

Então todo o gado “livre sem marcação” na proximidades de sua propriedade no território do Texas era tido como gado de propriedade do Sr. Maverick, sendo assim a Ford quis referenciá-lo batizando seu compacto de sucesso com  seu nome, pois o nome Maverick  tornou-se referencial e símbolo de liberdade e confiança sem limites de fronteiras. “Aliás, reparem que no emblema de alguns Mavericks da Ford tem o chifre do gado texano, referenciando ao Sr. Samuel Maverick”, conta Ruy à reportagem.

No encontro, os Carangas irão recepcionar os membros do Maverick Clube do Brasil, cujo o presidente é o senhor José Ricardo e tem como padrinhos Wilson Fittipaldi e Bird Clemente (que pilotaram Mavericks de corridas década de 1970). Algumas autoridades deverão estar presentes. “Iremos almoçar na churrascaria Paineiras, que é nossa parceira há 13 anos, mostrando assim o acolhimento e beleza da cidade de Itu”, afirma Ruy.