Carros 3

Por André Roedel

Sim, a Pixar já cometeu erros. O principal atende pelo nome de Carros 2. A continuação da saga de Relâmpago McQueen foi um grande fiasco de crítica e até hoje é lembrado como a principal besteira cometida pela empresa. Então era de se esperar que todos ficassem com o pé atrás com Carros 3, lançamento da semana, quando ele foi anunciado. Porém, o filme tira a impressão ruim do segundo e fica lado a lado com o primeiro no quesito qualidade.

Com uma competência visual e técnica cada vez mais incrível, a animação desenvolvida em parceria com a Pixar não inventa a roda, mas não se atreve a ir mais distante do que pode. Entrega uma história básica de superação e volta por cima, só que com alma. O filme faz o espectador voltar a torcer por McQueen a cada volta.

Na trama, o nº 95 da equipe Rust-eze vê que sua carreira está chegando ao fim com a chegada de novos e poderosos carros tecnológicos. Após um acidente, o vermelhinho precisa se reinventar para voltar à boa e velha fase. Para isso, ele conta com o apoio do novo dono de sua patrocinadora e de uma treinadora motivacional.

Aliás, a nova personagem é uma das coisas mais interessantes do longa-metragam. Cruz Ramirez, dublada no Brasil por Giovanna Ewabank, acaba tendo uma participação muito boa ao longo da história, que dá uma virada interessante mais para o final e trata de abordar – de uma maneira leve e sutil – até temas como a igualdade de gênero. Ponto para o roteiro de Robert L. Baird e Dan Gerson.

Carros 3 tem participações interessante ao longo de suas quase duas horas de duração. No Brasil, nomes importantes do jornalismo esportivo emprestam suas vozes para personagens diversos. São os casos de Fernanda Gentil, Silvio Luiz e Everaldo Marques, que fazem pequenas pontas – a primeira com um pouco mais de destaque, e mandando bem. Também é bom destacar a dublagem do piloto Rubens Barrichello, que interpreta rapidamente o carro Carl Weathers, um dos rivais de McQueen. As webcelebridades Nah Cardoso e Resendeevil também estão no longa.

No geral, Carros 3 funciona como uma bela distração para as férias e como filme mesmo, renovando a franquia e deixando boas pontas para o futuro – já que certamente teremos Carros 4, Carros 5 e assim por diante…

PS: Como é de praxe nos filmes da Pixar, há um curta-metragem antes. Lou é o nome da produção que acompanha Carros 3. Bonitinha, mas longe das melhores já feitas pela empresa.

 

Nota:

 

.

.