>>> Carros Históricos: Ford T, o Ford Bigode

O Ford Modelo T foi produzido pela Ford nos Estados Unidos entre 1908 e 1927, tendo passado à história por popularizar e revolucionar a indústria automobilística. Tratava-se de um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e barato.

Pode se afirmar com segurança que a indústria automobilística começou a partir do Modelo T, já que até então os automóveis eram fabricados de forma artesanal, sendo que o automóvel ainda era visto como um brinquedo barulhento, perigoso e caro.

O Ford Modelo T foi o primeiro a ser fabricado a partir de uma linha de produção, o que barateou sobremaneira seu custo. Para se ter uma ideia, em 1908, quando começou a ser produzido, cada modelo custava 850 dólares e em 1927, o último ano de fabricação, o preço havia caído para 290 dólares.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T teve importante participação, sendo usado como ambulância, já que seu desempenho sob as piores condições era dos melhores.

Em 1927, alguns meses após a cerimônia de apresentação do carro número 15 milhões, Henry Ford decidiu aposentar o Modelo T, uma vez que era hora de a Ford iniciar uma nova geração de produtos.

No Brasil, o automóvel ganhou o apelido de Ford Bigode e o motivo foi o seguinte: ainda não era com o sistema de acelerador com pedal, mas sim com uma alavanca junto ao volante, que formava par com outra, para ajustar o avanço de ignição. As duas alavancas, opostas, formavam a figura de um bigode. Quando o nome pegou, os modelos fabricados no Brasil passaram a mostrar no ornamento do capô a figura de um bigode.