>> CARROS HISTÓRICOS: Simca do Brasil: estrelato na televisão

Fundada em Belo Horizonte em 5 de maio de 1958, a Simca do Brasil foi a subsidiária brasileira da Simca francesa. Logo mudou-se para São Paulo, abrindo fábrica em São Bernardo do Campo.

A partir de 1959 a empresa produziu seu modelo básico, o Simca Chambord, cujo primeiro veículo a sair da linha de montagem foi presenteado ao então presidente Juscelino Kubitscheck, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

Entre os anos 1964/1965, no auge de sua produção, a empresa chegou a ter 2.300 funcionários. Porém a vida foi curta, pois em 1965 boatos davam conta que a Chrysler americana (proprietária da Simca francesa) iria assumir o comando da filial brasileira.

Isso realmente aconteceu no segundo semestre de 1966. Em agosto de 1967 a Simca do Brasil deixou de existir, dando lugar a Chrysler do Brasil.

Enquanto existiu, a Simca brasileira produziu os modelos Chambord, Tufão, Rallye, Présidence, Esplanada, Regente e a perua Alvorada.

Famoso – Um Simca acabou ganhando o estrelato graças a um seriado de televisão. Em Vigilante Rodoviário, produzido originariamente pela TV Tupi entre 1962 e 1967, o policial inspetor Carlos, vivido pelo ator Carlos Miranda vivia suas aventuras ao lado do cão Lobo a bordo de uma motocicleta Harley-Davidson 1952 ou um Simca Chambord 1959.

O seriado fez tanto sucesso que o ator, ao deixar o seriado, tornou-se realmente policial rodoviário. O Simca foi conservado e hoje é peça raríssima.