Cartão Cidadão é lançado na Prefeitura

Prefeito Guilherme Gazzola recebeu, das mãos do secretário de Administração Lucas Cardoso, o primeiro Cartão Cidadão (Foto: André Roedel)

A Prefeitura de Itu apresentou na última quarta-feira (28) e já iniciou o cadastramento de munícipes para que obtenham o “Itu Cartão Cidadão”. A solenidade de apresentação ocorreu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de diversas autoridades municipais.

O documento será utilizado para agilizar o atendimento em diversos setores, tais como: matrícula e rematrícula em creches e escolas municipais; agendamento de consultas nos postos de saúde e ambulatório de especialidades; retirada de remédios; empréstimo e renovação de livros nas bibliotecas municipais; inscrição em escolinhas esportivas, entre outros.

A retirada do cartão físico deve ser feita presencialmente. O uso do Itu Cartão Cidadão é pessoal e intransferível. O cadastro e as futuras consultas ao cartão podem ser feitos de forma online através do site www.itu.sp.gov.br/cartaocidadao, pelos aplicativos “Itu Cartão Cidadão” na Apple Store e Google Play e de forma presencial na Prefeitura de Itu e Subprefeitura do Pirapitingui.

O lançamento do Itu Cartão Cidadão é mais um passo para tornar a cidade cada vez mais inteligente e digital. “O banco de dados municipal vai permitir ao poder público conhecer melhor cada cidadão, melhorar a oferta dos serviços públicos da cidade, estruturar e planejar com mais eficiência o orçamento público e permitir estudos para criação de políticas públicas direcionadas à sua qualidade de vida, independente da gestão”, destaca o prefeito Guilherme Gazzola. (PL) “Trata-se de mais um legado que queremos proporcionar ao município”, comenta.

Gazzola também declarou que o projeto começou ainda em sua campanha de 2016, agradecendo a oportunidade de ter sido reeleito para implantar o projeto – que transformará Itu em uma cidade inteligente definitivamente. Ele também destacou a possibilidade de integração das secretarias.

Diretor de inovação da Prefeitura, Luis Gustavo Perez Fakhouri mostra algumas das vantagens do Cartão Cidadão. “O modelo permite ao município conseguir executar ações de acordo com a demanda dos cidadãos, gerando transparência e economia dos recursos públicos, isso porque as políticas públicas passam a ser estruturados com base em dados”, declara ele.

Cidades como Louveira, Vinhedo, Jaguariúna e Barueri contam com experiências semelhantes. “A gestão também se altera completamente, visto que o planejamento é determinado pelos próprios dados gerados”, afirma Fakhouri.

Apresentação

A apresentação do Itu Cartão Cidadão para diretoras de escolas municipais aconteceu na manhã de sexta-feira (30), no auditório da Prefeitura, com as participações do prefeito Guilherme Gazzola e dos secretários municipais Walmir Scaravelli (Educação), Plínio Bernardi Junior (Planejamento).

Na oportunidade, Gazzola comentou sobre a saída da administração municipal de Walmir Scaravelli, a quem agradeceu por ter contribuído com o “sonho” chamado educação e destacou que Plínio Bernardi Junior, que assume a pasta a partir da próxima segunda-feira (02), é um estudioso compulsivo. “Quando a qualidade de ambos se equivale, a troca de bastão é tranquila”, ressaltou o chefe do Executivo ituano.

O secretário de Planejamento afirmou que, por meio do Itu Cartão Cidadão, será possível obter mais informações sobre as crianças bem como sobre a população de forma geral, o que permite ao governo municipal identificar necessidades e promover políticas públicas.

Ressaltou que o Itu Cartão Cidadão trará economia aos cofres públicos e trata-se de importante ferramenta para que os gestores possam prever melhor o orçamento do município. Destacou ainda que o documento, que terá tanto versão digital quanto física, respeitará a Lei Geral de Proteção de Dados.

A documentação necessária para o cadastro é:

– RG, CNH, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou declaração de união estável (quando houver)

– CPF (Obrigatório inclusive para crianças)

– Comprovante de residência (Somente carnê de IPTU, conta de água, conta de energia ou Contrato de Locação com Imobiliária do Município de Itu, com firmas reconhecidas, dos últimos 3 meses)